“Rotas Culturais do Brasil” será tema de exposição cultural na unidade II

Estudantes da UFMS, Câmpus de Aquidauana (CPAQ), poderão compreender a importância de diversas rotas culturais existentes no país. Isso porque os acadêmicos do 5º semestre do Curso de Turismo promoverão, nesta terça-feira, 18 de junho, a exposição cultural “Rotas Culturais do Brasil”.

A comunidade acadêmica poderá prestigiar a exposição cultural a partir das 13h30 do dia 18/06, em três diferentes pontos da unidade II do câmpus:

• Entrada do bloco A: Rota Terra Brasilis – Rota Histórica e Cultural (BA)
  • Área ao lado do viveiro, entre os blocos A e C: Rota Pantanal Bonito (MS)
  • Área coberta da antiga cantina do câmpus: Rotas Culturais (RJ)

A atividade é fruto de discussões realizadas na disciplina de Turismo Cultural, ministrada pela profa. Patrícia Zaczuk Bassinello, que prevê conhecer algumas rotas culturais e históricas do Brasil sendo divulgadas enquanto produto turístico.

Uma Rota pode ser compreendida como uma estrada, caminho ou simplesmente um percurso ou itinerário. E, uma rota turística, por sua vez, agrupa municípios com destacados elementos de valores naturais e valores do cidadão, de sua cultura, de suas produções, de seus saberes e fazeres, de forma a resultar em uma região turística capaz de despertar o interesse de movimento e visitação desta rota.

Para esta exposição, o destaque foi divulgar rotas do Brasil que tenham enquanto objeto central valores culturais e históricos, simbolizados e materializados em forma de patrimônio imaterial e material, demarcando no mercado turístico a segmentação do Turismo Cultural.

No Brasil, temos rotas culturais que contemplam praticamente todos os estados brasileiros, porém, nessa exposição, pelo número de alunos da turma, foram contempladas e sorteadas três rotas, a saber:

Rota Terra Brasilis – Rota Histórica e Cultural (BA)

A Rota propõe reexplorar o extremo Sul da Bahia das formas mais diversas, atravessando lugares de beleza natural cênica inigualável ou por vilarejos históricos seculares, conhecendo pessoas e seus saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações e formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas. A rota liga mais de trezentos quilômetros de costa brasileira, o Monte Pascoal, as falésias que se estendem por grande parte do litoral no Extremo Sul Baiano, as antigas missões jesuíticas, a sede da capitania de Porto Seguro, a Coroa Vermelha e a Aldeia Mãe de Barra Velha. Todos eles, lugares e paisagens reconhecidos como Patrimônio Cultural pelo Iphan. Juntam-se ainda os parques que compõem as Reservas de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento, Patrimônio Mundial Natural reconhecido pela UNESCO, e que são vestígios únicos da Mata Atlântica ainda preservados na região.

Um pouco de demonstração dessa rota poderá ser visualizada na entrada do Bloco A da unidade II do câmpus.

Rota Pantanal Bonito (MS)

A Rota propõe uma viagem que agrega um cenário de muita riqueza e diversidade cultural e natural do território brasileiro. Fortificações, gastronomia, costumes e valores de vida pantaneiro, cultura indígena, manifestações artísticas e religiosas, comunidade de imigrantes, artesanato, fauna e flora, rios, entre outros, são alguns dos atrativos que contempla a rota, que abarca alguns municípios de interesse turístico como Campo Grande, Aquidauana, Miranda, Corumbá, Bonito e Bodoquena. Conhecer esse Patrimônio da Humanidade é vivenciar algo que fica registrado eternamente na alma do visitante. O Pantanal é uma área singular no Brasil.

Um pouco de demonstração dessa rota pode ser visualizada na área externa do câmpus entre os blocos A e C (ao lado do viveiro).

Rotas Culturais (RJ)

A Rota permite um passeio pelo coração do Rio de Janeiro, especialmente suas belezas edificadas. A iniciativa revela os bairros históricos da cidade e todo seu mapeamento das atividades e manifestações culturais, percorrendo três roteiros: Rio de Glórias, Cinelândia e Pequena África. A iniciativa é composta de visitas guiadas gratuitas e contribui para a valorização não somente de importantes bens como construções, praças e monumentos, mas também da alma da cidade que tanto proporciona uma experiência coletiva, divertida e interessante. Bem carioca.

Um pouco de demonstração dessa rota pode ser visualizada na área da antiga cantina do câmpus – entre os blocos A e B, na unidade II.

Venham conhecer essas rotas e mergulhar nesse universo de cultura e turismo!