Rodas de conversa irão abordar criatividade, rotina e ações em grupo

Nos dias 15, 17 e 18 de junho profissionais da área de saúde mental da UFMS irão realizar Rodas de Conversa on-line abertas à comunidade. O objetivo é promover discussões e reflexões sobre assuntos diversos e relacionados ao período de pandemia, isolamento social e de estudos dirigidos por meio das Tecnologias da nformação e Comunicação.

As rodas de conversa fazem parte do projeto QuarenTema e são realizadas por videoconferência utilizando o Google Meet. As inscrições podem ser feitas no formulário disponível neste link.

Confira a seguir a programação:

“Possibilidades e aplicações criativas no Ensino Superior”
Data: 15 de junho, segunda-feira
Horário: 14h30, horário de MS
Mediadora: Roberta Maisatto, psicóloga do campus de Coxim
Convidada: Lara Scalise, psicóloga e arterapeuta

“Neste momento de tantas mudanças e desafios, tanto no mundo do ensino quanto no mundo do trabalho nossas habilidades criativas são, mais do que nunca, requisitadas. E de que forma podemos estimular a nossa criatividade, de que forma podemos reconhecer que já estamos sendo criativos nessas mudanças que estão acontecendo em nossas vidas, nossos trabalhos, nossos estudos? De que maneira podemos, cada vez mais, nos apropriar desses recursos de criatividade em nós para aplicá-los na nossa vida cotidiana diante de tantas mudanças e desafios? Esses serão alguns dos assuntos abordados na roda de conversa do dia 15 de junho”, informou a mediadora Roberta Maisatto.

A convidada Lara Scalise é professora universitária e psicóloga clínica. Atualmente coordena um curso de pós-graduação em arteterapia na faculdade Insted/MS. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco e especialização em Arteterapia. É também mestre em Saúde Coletiva, doutora em Educação e Pós-doutora em Psicologia pela UFMS.

“Mães e pais acadêmicos: o desafio de adequar a rotina de estudos pessoal e dos filhos em tempos de isolamento social”
Data: 17 de junho, quarta-feira
Horário: 14h, horário de MS
Mediadora: Bruna Diniz Rios, psicóloga do campus de Chapadão do Sul
Convidada: Réa Silvia Aranega Lima, psicóloga e psicopedagoga.

“Partimos do pressuposto de que neste momento as pessoas que convivem com crianças, sejam pais, mães, cuidadores ou que tenham irmãos pequenos, estão tendo de estudar e ainda acompanhar os estudos da criança. Nossa convidada Réa Silvia Aranega Lima irá falar sobre técnicas de estudo, modelos de rotina para os filhos, como gerir esse tempo e planejar a rotina de estudos, entre outros assuntos. Ela é psicóloga e psicopedagoga e trabalhou 12 anos no Instituto de Desenvolvimento Cognitivo. Há bastante tempo ajuda nessa estruturação tanto da própria rotina quanto da criança”, disse a mediadora Bruna Diniz Rios.

A convidada Réa Silvia Aranega Lima é formada em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco, com especialização em Psicopedagogia pela mesma universidade. É mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental do professor Reuven Feuerstein, pelo Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná. Pós-graduanda em Terapia Analítico-Comportamental também pela UCDB e atua na área clínica com crianças, adolescentes e famílias, no atendimento psicológico e educacional.

“Grupos PET – o desafio de desenvolver as atividades planejadas no formato de Ensino Remoto de Emergência”
Data: 18 de junho, quinta-feira
Horário: 19h, horário de MS
Mediadora: Carla F. Graetz Perinotto e Maria Auxiliadora Vieira Dias Rodrigues, psicólogas do Campus de Três Lagoas
Convidada: Eugenia Brunilda Opazo Uribe, professora da UFMS

“A proposta é que possamos conversar um pouco a respeito das experiências dos alunos e professores ligados aos grupos PET, abordarmos como está sendo a realização das atividades dessa maneira, que tipo de dificuldades estão encontrando, como têm feito para lidar com a situação da pandemia. A roda de conversa é voltada principalmente aos alunos e professores petianos de todos os câmpus da Universidade, mas é aberta também a todas as pessoas que tenham interesse no tema”, explicou a mediadora Carla F. Graetz Perinotto.

Eugenia Brunilda Opazo Uribe é formada em Pedagogia en Matemática y Física pela Universidad Austral de Chile, e mestre em Matemática e doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas. É professora do Curso de Matemática do campus de Três Lagoas da UFMS e tutora do Grupo PET Conexões de Saberes Matemática/CPTL. Membro do Grupo de Estudos em Formação de Professores do campus e também do Laboratório de Ensino e Pesquisa Multidisciplinar.

Texto: Ariane Comineti – com entrevistas por Bárbara de Menezes da Rádio Educativa UFMS 99,9