Roda de conversa: Psicologia e Educação

Postado por: CLÁUBER ALBRES SILVA

O projeto: Roda de conversa: Psicologia e Educação, coordenado pela Prof.ª Dra. Helen Paola Vieira Bueno, tem como objetivos: capacitar alunos da graduação da UFMS/CPAQ que estejam matriculados nas disciplinas Psicologia e Educação e Profissão Docente e Saúde Mental do Professor para realizar a atividade de Roda de Conversa com professores da rede pública do município de Aquidauana. Proporcionar atividades de extensão universitária, junto à comunidade, com atividades que possibilitem o compartilhamento de saberes e experiências entre acadêmicos dos cursos de licenciatura UFMS/CPAQ e comunidade escolar. Vivenciar uma nova metodologia de ensino, que são as Rodas de Conversa. Contribuir para uma reflexão sobre as práticas diárias da profissão docente. Aprimorar as estratégias de ensino-aprendizagem do aluno do ensino superior matriculado em licenciaturas, entre outros.

Os temas das Rodas de Conversa abordam assuntos sobre aprendizagem, emoções, afetividade, teorias educacionais, estresse ocupacional em professores, síndrome de Burnout e sobre as imagens e autoimagens que a sociedade ou os professores têm sobre a profissão. As atividades estão previstas para serem realizadas uma vez por mês, iniciando no mês de maio de 2022 e finalizando no mês de novembro de 2022. Os temas propostos estão divididos por áreas distintas, sendo que as três primeiras Rodas de Conversa serão sobre o desenvolvimento afetivo e socioemocional dos alunos, e as outras três Rodas de Conversa serão sobre a saúde mental do professor e sobre a sua imagem e construção da identidade docente diante da sociedade e de si mesmo.

Todos os encontros proporcionarão ao professor momentos de formação que possam ajudá-lo a refletir sobre seu papel, discutir assuntos do desenvolvimento físico e biopsicossocial do aluno, além da imagem e autoimagem da profissão docente para que esse profissional possa atuar de forma mais adequada em sala de aula, que resulte em valores e saberes para formação do aluno e de toda a comunidade que o cerca.

“O projeto Roda de conversa com professores está sendo de grande importância para os professores que participam e também pra nós acadêmicos. Podemos discutir sobre vários assuntos como a saúde física e mental do professor. Acredito que está sendo gratificante pra todos nós fazermos parte desse lindo projeto”, destacou Cleonice Alves dos Santos Lima, acadêmica do curso de Pedagogia UFMS/CPAQ.

“Os encontros de Roda de Conversa com os professores da rede de ensino de Aquidauana e região permite que os acadêmicos possam contribuir na formação continuada desses profissionais, além de possibilitar a troca de experiências entre universidade e comunidade”, afirmou a prof.ª Helen Vieira Bueno, coordenadora do projeto.

Clique aqui para conferir alguns registros do Evento.

Texto: Cláuber Silva