Revista de História do CPAQ abre chamada para submissão de artigos; confira

Postado por: Joao Doarth

Nesta sexta-feira (24), o Curso de História do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) divulgou a abertura da chamada da Revista de História “Albuquerque” para seus números 17 e 18, referentes ao ano de 2017.

O número 17 da Revista terá como tema “História, democracia e diferenças: os direitos humanos na contemporaneidade” e será organizado pelos Professores Doutores Aguinaldo Rodrigues Gomes (UFMT) e Murilo Sebe Bon Meihy (UFRJ). O prazo para envio de artigos para esta temática é até o dia 30 de abril de 2017.

Segundo a Revista, a contemporaneidade é marcada pela divergência de visões políticas, religiosas, étnicas, classistas, sexuais e de gênero, que por vezes levam à intolerância, a manifestações extremistas e à violação dos direitos fundamentais de vários grupos sociais no Brasil e no Mundo. Portanto, a proposta desse dossiê é estimular a reflexão crítica a respeito das temáticas da política, diferença e direitos humanos no mundo atual, bem como questionar quais seriam os direitos e liberdades fundamentais capazes de construir um acordo mínimo acerca dos princípios éticos que devem reger a vida dos cidadãos contemporâneos. Dessa forma, serão aceitos trabalhos que apresentem discussões teóricas e/ou resultados de pesquisas sobre a temática proposta.

O número 18 da Revista terá como tema “História indígena: campo interdisciplinar renovado” e será organizado pelas Professoras Doutoras Iara Quelho de Castro (CPAQ/UFMS), Noêmia dos Santos Pereira e Vera Lúcia Ferreira Vargas (CPAQ/UFMS). O prazo para envio de artigos para esta temática é a até o dia 10 de setembro de 2017.

Conforme a Revista, a história indígena, nas duas últimas décadas, passou por significativas mudanças. A aproximação entre a História e a Antropologia tem permitido um diálogo mais amplo sobre essa questão, devido aos interesses, dos antropólogos pelos processos de mudanças ocorridos entre os povos indígenas e dos historiadores pelos universos simbólicos indígenas. Essa nova realidade, consequentemente, tem produzido uma nova história indígena, nos termos definidos por John Manuel Monteiro, permitindo compreender e, por isso mesmo, apontar as ações dos índios como sujeitos de sua história, ao longo do processo de contato com o outro, indicando a mudança do foco de análise do colonizador para os índios. Nesse sentido, propôs-se a organização desta revista em torno das novas abordagens sobre a história dos povos indígenas – cada vez mais presentes na história nacional e inseridos na sociedade envolvente, na medida em que se preparam para os embates com estado e com diversos setores da sociedade que defendem interessem divergentes. Dessa forma, propõe-se uma reflexão sobre as novas produções realizadas em um campo interdisciplinar sobre os povos indígenas. Nessa direção, fica aberto o convite aos pesquisadores da temática indígena.

A Revista Albuquerque também publica resenhas, entrevistas, traduções e uma sessão geral de artigos (recebidos em fluxo contínuo).  As contribuições devem ser submetidas pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), no endereço http://www.seer.ufms.br/index.php/AlbRHis/. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: albuquerque.rdh@gmail.com.