Revista Ateliê do Turismo publica novo número

A Revista Ateliê do Turismo publicou recentemente um novo número e está recebendo artigos em fluxo contínuo. A recente migração do sistema da Revista para uma edição atualizada da Plataforma OJS fez com que houvesse atraso da publicação, por motivos técnicos e operacionais. Segundo os editores, os próximos números serão regularizados com maior agilidade no trâmite da avaliação duplo-cega até a publicação dos artigos.

A Capa escolhida para esse número foi o Cristo Redentor, na Cidade do Rio de Janeiro, com o Sol ao fundo. Trata-se de uma representação da união entre ciência, religiosidade e hospitalidade para os períodos vindouros pós-epidemia. A figura escolhida tem como significado a essência da hospitalidade, pois é uma das imagens simbólicas mais significativas do turismo no Brasil.

Além disso, a capa também remete à resenha crítica de Josefa Laize Soares de Oliveira, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Turismo da EACH/USP, que trata do primeiro livro póstumo do Professor Espanhol Félix Tomillo Nogueiro (Valladolid, 28.6.1943 – 2.7.2014) e está disponível na edição atual do periódico. Originalmente, a obra foi escrita em espanhol (ainda inédita neste idioma) como uma conferência que foi apresentada num congresso de turismo na Espanha, em 1993. Baseado em textos sagrados das três grandes religiões monoteístas e em passagens bíblicas, o autor apresenta as bases da hospitalidade como fenômeno religioso, cultural e histórico, estabelecendo a relação entre a virtude das ações humanas e a espiritualidade. A edição brasileira foi traduzida pelo professor Alexandre Panosso Netto, que também foi responsável pela edição das 94 notas de rodapé explicativas que facilitam a compreensão do conteúdo abordado.

Outros artigos que contribuem para essa edição são:

• Turismo Cultural: principais tipos segundo a motivação de turistas;
  • Cafeterias da Área Central de Caldas Novas, Goiás: componentes da paisagem urbana turística;
  • Turismo e Desenvolvimento Local: estudo no parque ecológico Cachoeira do Urubi – Piauí/Brasil e
  • Impactos Produzidos pelo Turismo na Atividade de Pesca Artesanal no Rio Camurupim, em Barra Grande, Cajueiro da Praia – Piauí/Brasil.

Confira a edição atual da revista: https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/issue/view/ateliedoturismo2019

A Revista Ateliê do Turismo (ISSN 2594-8407) conta submissões contínuas e terá tema aberto para a área de Turismo e Hospitalidade e suas interfaces na contemporaneidade. O periódico publica resenhas, entrevistas, traduções e uma sessão geral de artigos (recebidos em fluxo contínuo).  As contribuições devem ser submetidas pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), no endereço http://seer.ufms.br/index.php/adturismo/about.