Projetos do CPAQ no Festival Mais Cultura 2021

Postado por: Marco Santos

O Festival Mais Cultura, organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), será realizado entre os dias 22/10 e 05/11 e, entre várias atrações, inclusive com a presença de ações acerca de outros projetos apoiados do Campus de Aquidauana (CPAQ), o Prof. José Alonso Tôrres Freire apresentará duas sessões.

No dia 25/10, às 19h30min, será veiculado o vídeo de apresentação da produção deste ano do Projeto de Cultura Teatro na Universidade, intitulado “Relatos de Tempos Ásperos”, com fala de abertura do coordenador do projeto.

No dia 26/10, às 19h30min, será lançado o livro de contos “Sagas mínimas”, segunda obra de ficção do Prof. José Alonso, que já tem um livro infantil publicado, “Histórias de Dulce e a livraria mágica” (2019). Em ambas as atrações haverá a participação da Companhia de Teatro Pé Esquerdo e no lançamento do livro haverá também a presença do editor, o Prof. Vítor Kawakami.

A produção do Projeto de Cultura Teatro na Universidade deste ano responde ao desafio que o coordenador, Prof. José Alonso Tôrres Freire, fez aos membros do grupo de teatro e a alguns convidados para contarem seus percursos na pandemia de forma criativa neste segundo ano de produções a serem veiculadas on-line por conta do Plano de Biossegurança da UFMS.

Dessa forma, a série de curtas em vídeo intitulada “Relatos de tempos ásperos”, com roteiro geral e concepção do coordenador e roteiros individuais dos membros e convidados, com supervisão do coordenador, visa mostrar os vários aspectos dos impactos da pandemia sobre estudantes e professores do Campus de Aquidauana/UFMS e de outras instituições.

O Projeto de Cultura Teatro na Universidade, que completa cinco anos em 2021, é coordenado pelo Prof. José Alonso Tôrres Freire, tem o apoio da UFMS por meio da PROECE – Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte e conta com duas bolsistas, ambas alunas do Curso de Letras do Campus de Aquidauana. Em 2020 o Projeto foi aprovado como grupo estável da UFMS, o que significa que é considerado um patrimônio cultural da Universidade.

A obra “Sagas mínimas” é uma coletânea de contos escritos ao longo de alguns anos pelo Prof. José Alonso, que gosta de dizer que antes de ser professor é um leitor compulsivo, sempre procurando um bom livro para ler – e também escritor. Conforme o Prof. José Alonso, ele exerce sua atividade na área de literatura sempre buscando tornar suas aulas um convite à leitura, o que, de certa forma, é o que fazem os escritores – convidam os leitores a partilharem das descobertas que eles, escritores, experimentaram. Assim, os contos dessa coletânea tratam de vários assuntos, tanto de relações familiares e afetivas quanto de aspectos da pandemia e seus impactos sobre as pessoas.

Serviço

25/10, às 19h30min: apresentação da produção deste ano do Projeto de Cultura Teatro na Universidade, intitulada “Relatos de Tempos Ásperos”;

26/10, às 19h30min: lançamento do livro de contos “Sagas mínimas”, segunda obra de ficção do Prof. José Alonso.

Ambas as atividades serão transmitidas no seguinte canal: youtube.com/extensaoufms