Projeto treinará estudantes para pesquisas em ecologia

Com o objetivo de treinar estudantes no planejamento, desenvolvimento e divulgação de trabalhos em ecologia, o Câmpus de Aquidauana da UFMS (CPAQ) promoverá o projeto de ensino “Ecologia das Interações 2019”.

O projeto será realizado em formato de curso, com inscrições abertas para estudantes de Ciências Biológicas. A previsão de realização do curso é entre os dias 21 a 22 de outubro, 28 a 30 de outubro e 4 a 6 de novembro, durante o período vespertino.

A iniciativa também visa (i) expor ao estudante a teoria e a prática de estudo das comunidades de plantas e animais em campo; (ii) conseguir uma melhor integração entre teoria ecológica, experimentos e observações em campo e (iii) aplicar conceitos de ecologia e conservação.

Inscrições

As inscrições são limitadas e poderão ser feitas entre os dias 23 a 30 de setembro, pelo link: clique aqui.

Metodologia

Trata-se de um curso de curta duração que envolverá uma parte teórica, com nivelamento em Delineamento Experimental, e uma parte prática, com atividades como caminhada de reconhecimento, planejamento de projeto, coleta de dados, análise e interpretação de dados, apresentação oral, redação de manuscritos, entre outros.

Serão emitidos certificados de 50 horas para os acadêmicos participantes que:

• tiverem uma participação de ao menos 75% nas atividades práticas e teóricas;
  • entregarem os manuscritos finais dos trabalhos desenvolvidos durante o curso.

A ação é coordenada pelo Prof. Dr. Rogério Rodrigues Faria e contará com as colaborações da Profa. Dra. Tatiane do Nascimento Lima e da Técnica de Laboratório Nara Inácio Luccas Lázaro.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelos e-mails rodrigues.faria@ufms.br ou tatianenlima@gmail.com.