Nesta segunda, projeto apresentará a peça “Ensaios sobre a irrealidade cotidiana”; assista

O projeto “Teatro na Universidade”, desenvolvido no Campus de Aquidauana da UFMS, já tem data marcada para sua próxima estreia. A peça “Ensaios sobre a irrealidade cotidiana” será exibida nesta segunda-feira, 16 de novembro, às 18h, pelo canal TVUFMS, no Youtube, como parte da programação do Festival Mais Cultura.

O coordenador do projeto, professor José Alonso Torres Freire, destaca a importância que o projeto tem ganhado ao longo dos anos. “O projeto entra em seu quarto ano e objetiva proporcionar aos acadêmicos de Aquidauana, Anastácio e região o contato formador com o teatro, uma forma de arte a que a população da região de abrangência tem pouco acesso, haja vista que poucas peças teatrais se apresentam aqui”, disse o docente.

José Alonso também ressalta a importância de se valorizar a arte na atualidade. “Pretendemos ampliar as possibilidades de acesso à arte de qualidade, contribuindo para formar um grupo de teatro com universitários para realizar leituras dramáticas e intervenções artísticas no Campus e em escolas da região, além de promover a leitura de obras que contribuam para a formação crítica dos participantes e documentar a produção em fotografia e, se possível, vídeo”, finalizou o docente.

Neste quarto ano das ações, 2020, em razão da pandemia e da necessidade do distanciamento social, o projeto mudou seus planos e todas as ações estão acontecendo on-line. A produção deste ano, com roteiro do coordenador José Alonso, a partir de vários poemas e textos de diversos escritores, e direção artística de Bianca Machado, tem por título “Ensaios sobre a irrealidade cotidiana”.

No dia 13 de agosto, o projeto foi lançado em uma live pelo canal do Coordenador José Alonso, no Youtube, com a participação e performance de vários membros do grupo. Também houve a participação de membros do grupo na live “Roda de Conversa sobre Literatura Brasileira”, realizada no mesmo canal, no dia 20 de outubro.

A nova produção estreará no dia 16 de novembro, às 18h, no canal TVUFMS, no Youtube, como parte da programação do Festival Mais Cultura. Além do coordenador e da diretora artística, o projeto também conta com os bolsistas Carlos E. H. da Cruz e Lucas P. da Silva Santos.

Realizado pelo projeto Teatro na Universidade, em parceria com a Cia. Pé Esquerdo, o espetáculo busca expressar os sentimentos e fases que os membros do grupo passaram durante a quarentena causada pela pandemia de Covid-19.

Estão no elenco: Amanda Silva Vallim, Alessandra Ferreira da Conceição Rodrigues, Ariélle Santana Costa, Bianca Machado, Carlos Eduardo Henrique da Cruz, Gabriela Fontes Gonçalves, Gedy Brum Weis Alves, João Batista Martins Piazer, José Alonso Tôrres Freire, Kahena Francisquini Pellicioni, Leia Cristina Oliveira Santos, Lucas Pereira da Silva Santos, Marceli Nunes de Souza e Mateus Calvis Soares; e os convidados Carlos Oliveira Castro, Helenilton França, Geraldo Martins, Luana Silva Santos e Morgana Fabíola Cambrussi.

Outras informações podem ser obtidas com o coordenador do projeto, Professor José Alonso, pelo e-mail jose.freire@ufms.br.