Nesta quinta-feira, projeto sobre Acessibilidade e Turismo inaugura suas atividades com palestra

Interessados em discutir e aprender sobre acessibilidade e turismo já podem agendar um importante encontro para o dia 29 de agosto. A UFMS promoverá gratuitamente, por meio de um projeto de extensão, a palestra “Aspectos legais e as pessoas com deficiência: destaques no lazer, na cultura e no turismo”.

A ação faz parte do projeto de extensão “Acessibilidade e Turismo: uma proposta de sensibilização e intervenção nos municípios de Aquidauana e Anastácio-MS”. A palestra será aberta ao público e dará abertura ao projeto, como uma de suas ações de sensibilização previstas. A intenção é realizar diversas atividades durante todo o semestre.

A palestra será realizada no dia 29 de agosto, a partir das 13h30, na sala B15 da unidade II da UFMS, Câmpus de Aquidauana (CPAQ), e será proferida pela Advogada Loridane Crispim da Silva Dias, que é Presidente da Comissão em Defesa dos Direitos dos Autistas e outras deficiências – OAB, subseção Aquidauana.

Serão emitidos certificados para aqueles que participarem de todo o projeto de extensão.

Mais informações sobre as ações podem ser obtidas com a coordenadora do projeto, Profa. Patrícia Zaczuk Bassinello, pelo e-mail patricia.zaczuk@ufms.br.

Não perca essa oportunidade. Participe!

Sobre o projeto:

O projeto é fruto de um semestre de discussões realizadas por um grupo de alunos do Curso de Turismo da UFMS/CPAQ, sob a coordenação da Profa. Dra. Patrícia Zaczuk Bassinello, acerca de problemas ou situações variáveis e diferentes apresentados em uma sociedade.

A escolha do tema partiu de reflexões sobre as dificuldades e desafios encontrados para se garantir acessibilidade e as demandas decorrentes da mobilidade urbana e suas relações com os campos que contemplam o lazer, a cultura e o Turismo.

Utilizando-se da ferramenta de resolução de problemas, o grupo sugeriu uma série de proposições no âmbito da sensibilização da sociedade, bem como proposições de intervenção junto ao público-alvo – pessoas com deficiência – demonstrando a postura ativa do grupo e o esforço profissional na busca de possíveis respostas e exemplos de mobilização social, frente aos problemas que assolam tais questões.

Cientes da necessidade da construção de um mundo melhor para a sociedade e para as gerações futuras, o projeto tem a intenção de socializar, por meio das ações de sensibilização e intervenção, alternativas viáveis que possam diminuir ou sinalizar problemas sobre o tema do lazer e turismo para as diferentes deficiências. Perceber as dificuldades, limitações e colocar-se no lugar de quem possui algum tipo de deficiência é um exercício indispensável para o desenvolvimento de qualquer novo projeto, seja ele um produto ou serviço.

Pensando nisso, o projeto iniciará uma discussão com a sociedade aquidauanense e anastaciana sobre os direitos cotidianos dessas pessoas na relação com as pessoas sem deficiência, tornando inclusivas e participativas as ações previstas. Faz-se necessário, para isso, que a ideia proposta seja aplicada e que, posteriormente, tome novas repercussões de interesses para as associações e setores (público e privado) envolvidos no âmbito do lazer e turismo, interferindo na inclusão e socialização e, em especial, visando acompanhar e utilizar como exemplo os avanços e ações de sucesso realizados em outros municípios, que já praticam ações dessa natureza.

O cronograma de ações a serem desenvolvidas pelo projeto já está definido:

• 05/09 – às 13h – sala B15 – Palestra “O turismo acessível e inclusivo na América Latina: políticas públicas e cases de sucesso” – ministrada pelos acadêmicos do curso: Leandro Tobias Miranda e Ana Caroline Soares Lima;
  • 16/09 – às 13h30 – sala B15 – Roda de conversa “Pessoas com deficiência e os desafios da inclusão nos espaços de lazer, cultura e turismo” – conduzida por Adriana F. Silva Duarte (Presidente da AFaP – TEA); Sr. Lorival da Silva Santos (ISMAC); Márcia Capellini (Apae Anastácio) e Katicilayne Roberta de Alcântara (UFMS/CPAQ);
  • 26/09 a 17/10 – Visita do grupo nas instituições parceiras, aproximação do público PCD´s e início da ação de fotografia tátil;
  • 24/10 – 8h às 11h – Campanha “Caminhada da inclusão – Parque da Lagoa Comprida” (passeio e atividades lúdicas);
  • 05/11 – 18h – Noite Pantaneira – Pousada Pioneiro Turismo – Miranda/MS – inclusão da pessoa com deficiência em um atrativo turístico e cultural;
  • 21/11 – Fechamento do projeto com Exposição Fotográfica dos encontros e das fotografias turísticas da região em formato tátil.

O projeto conta com parcerias importantes, como com a Associação dos familiares de pessoas com transtorno do Expectro Autista de Aquidauana e Anastácio; Instituto Sul-Mato-Grossense para cegos Florisvaldo Vargas Campo Grande-MS e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/Aquidauana).

Participe das ações e colabore com o grupo nessa importante mobilização e ação social!