Projeto Saberes Indígenas lança material escolar em língua terena

Postado por: Marco Santos

Coordenado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o projeto Saberes Indígenas na Escola é uma ação que desenvolve a formação continuada de professores indígenas da educação escolar indígena no Etnoterritório Educacional Povos do Pantanal, especialmente para os docentes que atuam nos anos iniciais da educação básica nas escolas indígenas.

Além da formação continuada dos professores, há recursos didáticos e pedagógicos para a produção e a impressão de livros que atendam às especificidades da organização comunitária, à alfabetização em língua materna, ao multilinguismo e à interculturalidade que fundamentam esses projetos educativos nas comunidades indígenas.

O resultado do trabalho de produção de livros por meio dos professores no projeto Saberes Indígenas aconteceu nesta sexta-feira (19), no município de Miranda-MS, na XIV Assembleia do Povo Terena. Trata-se do lançamento de livros de 1º e 2º anos, intitulados Textos e Atividades em Língua Terena, que são frutos de trabalho coletivo com autoria dos professores indígenas do Território Indígena Taunay – Ipegue, para serem utilizadas na alfabetização dos alunos indígenas que pertencem às escolas das aldeias.

“O lançamento das obras foi muito concorrido, uma vez que na Assembleia Terena estavam representações indígenas de diversos municípios e povos de diferentes etnias e lugares, inclusive de fora do estado de Mato Grosso do Sul, além de organizações de professores indígenas e não indígenas, profissionais da educação e instituições públicas que trabalham com a educação escolar indígena”, comentou o Prof. Paulo Baltazar, docente do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, na UFMS Campus de Aquidauana.

Galeria de Fotos

Clique aqui e veja mais fotos do lançamento dos livros Textos e Atividades em Língua Terena.

Texto: Paulo Baltazar

Revisão: Marco Santos