Projeto promoveu oficina para professores do ensino fundamental

Postado por: Joao Doarth

Na tarde da última quinta-feira (12), um projeto do Campus de Aquidauana da UFMS (CPAQ) promoveu uma oficina para professores da Escola Estadual Indígena Guilhermina da Silva, em Anastácio (MS).

A atividade foi promovida por estudantes do Curso de Pedagogia, supervisionados pela Profa. Janete Rosa da Fonseca. A docente é coordenadora do projeto, intitulado “Sabores e saberes da arte, tecnologia e literatura nas múltiplas linguagens escolares: as parcerias como ponto de partida”.

Durante a oficina, denominada “ensinar e aprender / aprender e ensinar: o lugar da teoria e da prática na formação de professores”, o grupo teve como objetivo levar a teoria e a prática da transposição didática para os professores da rede básica de ensino, aproximando os conhecimentos produzidos na universidade e na escola.

Confira as fotos da oficina: clique aqui.

Profa. Janete (centro) e acadêmicas de Pedagogia promoveram atividade na escola (clique para aumentar)

Esclarecimentos ou informações adicionais sobre o cronograma do projeto podem ser obtidos com a Profa. Janete (UFMS/CPAQ), pelo e-mail janete.fonseca@ufms.br.

Sobre o projeto:

Trata-se de uma proposta intercultural, que envolve acadêmicos e professores da UFMS em parceria com os gestores e professores das escolas da rede federal, estadual e municipal de Aquidauana, Anastácio, Miranda e região.

O Projeto visa associar os sabores e saberes da Arte, Literatura e Tecnologias. Isso implica, primeiramente, trazer à luz as relações profundas, porém sempre escamoteadas, entre as teorias curriculares e as epistemologias pedagógicas.

Propõe-se aproximar os conhecimentos de cada área para formar um conjunto científico mais amplo no ambiente escolar indígena e não indígena, sem desconsiderar as fronteiras das teorias que lhe são peculiares. O saber de cada um neste projeto há de resgatar os sabores mais diversos para acadêmicos, professores e alunos da escola.

São diferentes entrelaçamentos entre esses três elementos (literatura, arte e tecnologia), através de múltiplas abordagens que apostam em um caráter inovador com que se ensina e se aprende, abrindo diversas perspectivas teóricas e práticas para posteriores debates e discussões em sala de aula.