Projeto promoveu atividades lúdicas na Aldeia Mãe Terra, em Miranda (MS)

No último sábado, dia 14 de setembro, o Curso de Pedagogia do Campus de Aquidauana da UFMS (CPAQ) desenvolveu uma série de atividades com crianças de uma comunidade indígena da região. Trata-se de mais uma ação do projeto de extensão “Sabores e Saberes da arte, tecnologia e literatura nas múltiplas linguagens escolares: as parcerias como ponto de partida”.

A ação foi realizada na Aldeia Mãe Terra, de aproximadamente 265 habitantes de etnia Terena, situada no município de Miranda (MS) e que faz parte da Terra Indígena Cachoeirinha. Durante o dia, as estudantes de Pedagogia, coordenadas pela Profa. Dra. Janete Rosa da Fonseca e acompanhadas pela docente Daniela Althoff Philipp (UFMS/CPAQ), realizaram diversas atividades com as 27 crianças participantes, como contação de histórias, expressão corporal através da dança e atividades lúdicas.

Estudantes de Pedagogia realizaram diversas atividades na Aldeia Mãe Terra (clique para aumentar)

As ações do projeto propiciaram também momentos para ouvir e registrar as percepções das artesãs, que fazem a diferença na preservação e divulgação da cultura indígena. Em seguida, o fechamento das atividades contou com uma roda de conversa envolvendo as lideranças indígenas presentes, que se juntaram ao grupo com grandes ensinamentos sobre filosofia e meio ambiente.

Participante na atividade, a Profa. Daniela, Coordenadora de Administração, entendeu a ação como positiva tanto para a formação das estudantes quanto para a comunidade atendida: “vejo o envolvimento das acadêmicas do Curso de Pedagogia na proposta de forma muito positiva e gratificante. Isso mostra o engajamento de todos nos objetivos estabelecidos no projeto”.

Coordenado pela Profa. Dra. Janete Rosa da Fonseca, o projeto “Sabores e saberes da arte, tecnologia e literatura nas múltiplas linguagens escolares” conta com várias parcerias e se pauta em perspectivas interdisciplinares de ensino-aprendizagem. Para mais informações, entre em contato com sua coordenadora, pelo e-mail janete.fonseca@ufms.br.

Confira as fotos da atividade: clique aqui.