Projeto promoverá oficina para professores do ensino fundamental

Pensando em atualizar os conhecimentos pedagógicos de professores de uma escola indígena de Aquidauana (MS), a UFMS promoverá, no mês de setembro, por meio de um projeto de extensão, uma oficina intitulada “ensinar e aprender / aprender e ensinar: o lugar da teoria e da prática na formação de professores”.

Intitulado “Sabores e saberes da arte, tecnologia e literatura nas múltiplas linguagens escolares: as parcerias como ponto de partida”, o projeto promoverá a oficina para docentes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Indígena Guilhermina da Silva.

Participarão da oficina os professores, a coordenação e a direção da escola, em uma oportunidade para discutir a atual formação docente.

A oficina está marcada para o dia 12 de setembro, na sede da escola. Posteriormente, no dia 14 de setembro, ocorrerá uma visita à Aldeia Mãe Terra, situada no município de Miranda, encontro que conta com a parceria firmada entre o Curso de Pedagogia do Câmpus de Aquidauana (CPAQ), o Espaço Eco Pantaneiro: Arte, Cultura e Educação e o Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (IPEDI).

A ação está sendo coordenada pela Profa. Janete Rosa da Fonseca (UFMS/CPAQ), em conjunto com acadêmicos do Curso de Pedagogia do 2º e do 4º semestres.

Esclarecimentos ou informações adicionais sobre o cronograma do projeto podem ser obtidos com a Profa. Janete (UFMS/CPAQ), pelo e-mail janete.fonseca@ufms.br.

Sobre o projeto:

Trata-se de uma proposta intercultural, que envolve acadêmicos e professores da UFMS em parceria com os gestores e professores das escolas da rede federal, estadual e municipal de Aquidauana, Anastácio, Miranda e região.

O Projeto visa associar os sabores e saberes da Arte, Literatura e Tecnologias. Isso implica, primeiramente, trazer à luz as relações profundas, porém sempre escamoteadas, entre as teorias curriculares e as epistemologias pedagógicas.

Propõe-se aproximar os conhecimentos de cada área para formar um conjunto científico mais amplo no ambiente escolar indígena e não indígena, sem desconsiderar as fronteiras das teorias que lhe são peculiares. O saber de cada um neste projeto há de resgatar os sabores mais diversos para acadêmicos, professores e alunos da escola.

São diferentes entrelaçamentos entre esses três elementos (literatura, arte e tecnologia), através de múltiplas abordagens que apostam em um caráter inovador com que se ensina e se aprende, abrindo diversas perspectivas teóricas e práticas para posteriores debates e discussões em sala de aula.