Projeto de pesquisa Mulher na História tem página no Instagram

Postado por: Marco Santos

Título do projeto

O papel da mulher na história: percursos, contextos e conquistas.

É notório que as diferenças e desigualdades entre o homem e a mulher se fazem presentes desde a antiguidade. Para melhor compreender esse acontecimento histórico, há que se voltar ao passado, na origem do homem, quando o mundo vivia uma dualidade de gêneros, em que a mulher era vista como objeto de exploração, submissa ao homem, fato que ocorre ainda nos dias atuais.

As desigualdades em relação ao papel da mulher na sociedade resistem ao tempo, porém com novos contornos no contexto da contemporaneidade. A finalidade contida nesta proposta de pesquisa busca abarcar os estudos sobre os percalços vivenciados pela mulher, seguindo os marcos da história humana, com base na linha do tempo.

Percebe-se que houve avanços nessa discussão e no contexto de vida da mulher, mas ainda há muito por se fazer. Vale ressaltar que existem lacunas de desigualdades referentes às mulheres, marcadas por preconceitos, desvalorização, desrespeito, com nuances de submissão, haja vista o número crescente de violência contra a mulher e de feminicídios, crimes de ódio motivados por condição de gênero, especialmente no Brasil.

A presente pesquisa sugere que, nesse contexto de celebração pelo percurso de enfrentamento sustentado pelas mulheres do passado até a atualidade, sejam realizadas buscas de fatos e fenômenos relacionados à figura feminina e o aprofundamento de questões sobre o papel da mulher ao longo da história, para mudar o presente, com estudos/pesquisas e ações concretas que conscientizem a coletividade da neutralização de atitudes e posturas de resistência as pautas femininas para, assim, viabilizar a efetivação de uma sociedade mais igualitária.

A página no Instagram

A página sobre o projeto foi criada para dar visibilidade à pesquisa, veicular informações, fatos históricos, vivências, histórias de vida, expressando o valor da mulher na sociedade e o papel que historicamente tem exercido no lar, na família, no trabalho, na comunidade. A página, em construção, pretende interagir com seguidores que se identificam com a causa, por meio de registros de experiências, depoimentos, relatos e ideias para juntos somarmos meios, mobilizando ações a fim de minimizar as desigualdades, as atitudes abusivas e o desrespeito expressivo em nossos dias em relação à mulher. Clique aqui para visitá-la.

Pesquisadoras no Projeto

Acadêmicas do Curso de Pedagogia

Ana Júlia Nascimento Cursino da Silva – 4º Semestre

Ana Vitória Nascimento Cursino da Silva – 4º Semestre

Bárbara Rodrigues – 4º Semestre

Fernanda Ribeiro – 4º Semestre

Graziela Cristine Neves Mortari – 6º Semestre

Rosimairi de Azevedo Castro – 2º Semestre

Coordenadora 

Profª. Dra. Luci Carlos de Andrade

Aprovação do Projeto

Resolução Nº 179, de 20 de julho de 2020.

 

Texto: Pesquisadoras do projeto

Revisão: Marco Santos