Projeto de Extensão Mostra Matemática – Edição 2025

Postado por: Thaís Lara Lacerda

O projeto de extensão Mostra Matemática, edição 2025, coordenado pela profa. Juliana Alves, chegou ao fim nesta sexta-feira, dia 26 de novembro com a participação na Expo Educa Empreende da EE CEJAR, em Aquidauana. O projeto é desenvolvido desde 2023, com o objetivo de promover a disseminação da matemática em escolas de ensino médio de forma interativa inspirando novos estudantes.

Ao longo de 2025 foram realizadas oito mostras em diferentes espaços escolares de Aquidauana e Anastácio.

O projeto foi iniciado na EE Profa Dóris Mendes Trindade, integrando a V Feira de Profissões Conecta Pro da escola.

Em seguida, pela primeira vez o projeto foi levado para o Centro de Educação Profissional de Aquidauana (CEPA) – UEMS, estreitando vínculos com a instituição. Além disso, também de maneira inédita, foi promovida uma mostra em um espaço público não escolar: a feira da estação de Aquidauana.
O projeto integrou ainda a Feira de profissões da Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana (FECIAQ) promovida pelo Instituto Federal de Aquidauana.

Além disso, foram promovidas mostras aos estudantes de ensino médio da  EE Profa. Marly Russo Rodrigues os quais tiveram a oportunidade de vivenciar a matemática de forma prática e interativa. Em Anastácio, o projeto foi apresentado na EE Indígena Guilhermina da Silva e EE Carlos Drummond de Andrade.

O projeto contou com o apoio e colaboração do corpo docente do Curso de Matemática e com uma equipe de 30 acadêmicos, sendo 29 do Curso de Matemática e um do Curso de Administração.

Para o acadêmico Matheus Giraldelli, do 4º semestre do Curso de Matemática e integrante da equipe, “participar do projeto Mostra Matemática foi uma experiência que jamais irei esquecer. Em todas a escolas os alunos me surpreenderam de uma forma positiva, pois ao contrário do que eu imaginava eles foram muito participativos e mostraram muito interesse pelos materiais apresentados. Eu apresentava a parte dos desafios que envolviam lógica e observava os alunos muito animados, comemorando cada desafio resolvido, interagindo com os colegas para ver quem concluía algum desafio primeiro. Foi muito gratificante vê-los se divertindo com a matemática. Espero que esse projeto de apresentar a matemática de uma forma mais divertida continue e possa alcançar novos públicos e possa, dê alguma forma, desfazer a ideia de que a matemática é só resolver contas”.

A professora Emanuely Leguizamon, da EE Indígena Guilhermina da Silva, “participar do projeto Mostra Matemática, oferecido pela UFMS, foi uma experiência extremamente enriquecedora e inspiradora. Fiquei muito feliz em ver o quanto o curso de Matemática se adaptou às novas abordagens da educação matemática. Como egressa do curso, foi uma grande alegria receber a equipe da Mostra Matemática na minha escola, especialmente porque a minha instituição é uma escola indígena. A interação com os acadêmicos, que estavam muito bem preparados para responder às dúvidas dos estudantes, foi essencial para aproximar os alunos do mundo acadêmico e mostrar a eles as inúmeras possibilidades que a Matemática pode oferecer. O mais emocionante foi ver os formandos do 3º ano se interessando pelo curso de Matemática como uma opção para o futuro”

Em 2026 tem mais com a quarta edição do projeto Mostra Matemática.

Texto: Juliana Alves