PROJETO DE EXTENSÃO “GESTÃO NA PRÁTICA”

Postado por: Adriana Wagner Wagner

O projeto “Gestão na Prática” coordenado pela Professora Isadora Bacha Lopes do curso de Administração do Campus de Aquidauana está no seu quarto ano e no primeiro semestre de 2024 desenvolve o Workshop/Feira “Recriar e Empreender” com o objetivo de compartilhar os aprendizados dos alunos com a comunidade externa.

Em 2021, o projeto usou as redes sociais para promover lives sobre o cotidiano organizacional. Em um segundo momento, contando com abordagens como Business Model Canvas, Design Thinking e Effectuation, os estudantes vivenciaram o ciclo completo de vida de um produto, desde a concepção até a comercialização. Ancorado no movimento ‘Faça Você Mesmo’, o projeto incentivou os alunos a explorarem suas habilidades manuais e a desenvolverem soft skills, pensando criativamente, resolvendo problemas de forma inovadora e trabalhando de maneira colaborativa.

Para 2024, buscando aprimorar os conhecimentos adquiridos, o objetivo é envolver a comunidade externa, promovendo uma exposição que ocorrerá no dia 06/06/24 no saguão do bloco B da unidade II CPAQ UFMS, às 19:30, além de oficinas, pelas quais os alunos compartilharão aspectos relacionados ao empreendedorismo. As oficinas apresentam temáticas como “Inovação e confecção de linhas a partir de roupas”, ‘Potencial de renda e confecção de biojoias”, “Mídias sociais e identidade visual e o macramê”, “Consciência ambiental e confecção de utensílios domésticos a partir de plástico”, “Design thinking e confecção de moldes de ecobags” e “Faça você mesmo e móveis modulares de caixote”. Todas as oficinas serão gratuitas e com direito a certificado. A inscrição deve ser feita no link: https://forms.gle/ueZgebZT1mmFmZuU6

Segundo a Professora Isadora, que leciona a disciplina e as atividades do projeto, “além das oficinas ao longo do semestre, os alunos desenvolveram produtos a partir de materiais recicláveis e criaram perfis para que pudessem divulgar dicas, passo a passo, conhecimento e muito mais, quem participar das oficinas ganhará descontos exclusivos para adquirir os produtos e poderá aproveitar dos conteúdos criados para usar de material de apoio.”

O convite também abrange uma palestra no dia 13 de junho de 2024, no formato on-line, às 19:30, sobre “Vulnerabilidade à força por trás da coragem” com Paulo Candusso. As inscrições são feitas pelo link https://forms.gle/P4UgZjYE1bHBFTU88.