Projeto de Extensão “Geologia em Prática” disponibiliza novos recursos didáticos
O projeto de extensão “Geologia em Prática: Minerais”, coordenado pela Professora Dra. Elisângela Martins de Carvalho foi desenvolvido durante o ano de 2024 e teve como um de seus principais objetivos a criação de recursos didáticos voltados para o ensino de geografia e áreas afins.
Com o tema “minerais”, foram elaborados os seguintes materiais: os jogos “Quem Sou Eu?” e “Jogo da Memória”, além do livreto “Conhecendo os Minerais”. Os jogos destacam as principais características dos minerais como composição química, cor, brilho, dureza, traço e usos. Já o livreto apresenta, de forma simples e ilustrada, informações sobre as propriedades dos minerais, o processo de cristalização e as rochas onde podem ser encontrados.
Para a professora Elisângela “esses materiais são importantes recursos didáticos para o professor do ensino básico e fundamental além de uma contribuição para a popularização de conhecimentos científicos acerca dos minerais”.
Esses materiais foram produzidos envolvendo acadêmicos dos cursos de Geografia, Biologia e do Mestrado em Geografia, e estão disponíveis para download no link: https://link.ufms.br/IIFAB. No mesmo link, é possível acessar outros recursos didáticos de edições anteriores do projeto.
Texto: Elisângela Carvalho
