Projeto de extensão do curso de Turismo CPAQ, encerra trabalhos com exposição fotográfica

Postado por: Rafael Melcher

Nesta terça-feira, dia 12/12, a turma do 6° semestre do curso de Turismo CPAQ, encerra projeto de extensão “Revelando Memórias: narrativas e experiências dos idosos de Aquidauana/MS” com exposição fotográfica que retrata alguns relatos e expressões de lembranças e histórias dos idosos do Asilo São Francisco em seu período de infância e adolescência no município de Aquidauana/MS.
Juntamente com o apoio da equipe da Fundação de Cultura e Turismo de Aquidauana, os alunos e professores do curso de Turismo montaram a exposição e recepcionaram na estação ferroviária de Aquidauana os idosos do Asilo São Francisco para a abertura do ensaio fotográfico feito no Asilo e para o ato de encerramento da campanha “Natal Solidário – Adote a Memória de um Idoso”, cujo objetivo foi o de arrecadar fraldas geriátricas para serem doadas em benefício aos idosos que residem no asilo.
Somado a campanha solidária e a exposição de fotos, o projeto, sob coordenação da professora Patrícia Zaczuk Bassinello, contemplou durante o semestre inúmeras ações educativas e lúdicas como palestras e city tour virtual nos espaços da universidade e no asilo, com a perspectiva de trabalhar a memória do idoso enquanto recurso e estratégia de melhoria da saúde mental e de valorização da memória enquanto patrimônio imaterial de um município.
Quem quiser visitar e se emocionar com a exposição de fotos e relatos dos idosos, poderá fazê-la até dia 22 de dezembro na Estação Ferroviária, no centro de Aquidauana, em horário comercial, de segunda a sexta-feira.  Vale destacar que este ensaio fotográfico e o projeto como um todo visou incentivar a comunidade a refletir sobre várias questões, tais como o sentido da vida e suas relações, o incentivo e fomento de políticas públicas locais de intervenção na saúde mental e social, a valorização e o respeito aos nossos
idosos e suas histórias de vida e promoção de novas ações e projetos que resgatem e valorizem a memória e respeito dessas pessoas como fonte de saber e patrimônio de um município.
Confiram algumas fotos do dia da exposição!

Click Aqui!