Projeto de extensão desenvolve mural didático em escola da rede pública

Postado por: Marco Santos

O projeto de extensão intitulado A Residência Pedagógica e o diálogo com o saber escolar: uma proposta de uso da arte no ensino da História e Geografia na educação básica foi uma atividade desenvolvida na Escola Estadual Cândido Mariano, entre setembro de 2021 e abril de 2022, tendo por objetivo a promoção de práticas pedagógicas que valorizem e estimulem a aprendizagem significativa dos alunos a partir da valorização dos conhecimentos regionais.

O referido projeto de extensão, aprovado via Edital de Divulgação Nº 175/2021 – Proece/UFMS, contou com a participação de graduandos em História e Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/Campus de Aquidauana – CPAQ, os quais também atuam no Programa Residência Pedagógica – RP, com mestrandos dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e Estudos culturais, também da UFMS/CPAQ, Professores da rede estadual de educação e alunos da escola-campo.

Para um dos Coordenadores do projeto, Prof. Dr. Ricardo Lopes Batista, Docente do Curso de Geografia e do Mestrado em Geografia da UFMS/CPAQ, “a extensão consistiu em pensar a escola como espaço de formação em todas as suas dimensões, inclusive as estruturais”. Dessa forma, montou-se um esquema artístico – idealizado pela artista e graduanda em Geografia Eliane Cristina de Sá – multiescalar, que valorizasse a produção do conhecimento regional, enfocando a Serra de Maracaju, os povos Terenas, a população preta, a linha férrea, entre outros, sendo tal esquema representado na parede da escola, atribuindo a ela novas funções, como a de material didático a ser explorado pelos professores.

Outro Coordenador do projeto de extensão, Prof. Dr. Aguinaldo Gomes Rodrigues, Docente do Curso de Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, argumenta que o uso de murais didáticos constitui um projeto versátil, que permite a utilização de estratégias verbo-visuais, ou seja, as imagens comunicam uma história e promovem uma alfabetização cultural. Os murais didáticos, como o que ora se concebe na Escola Cândido Mariano, constituem um veículo de socialização dos conhecimentos produzidos nos diálogos entre estudantes, residentes, Professores da Escola Pública e da Universidade, promovendo o diálogo entre o saber acadêmico e o saber escolar.

O trabalho foi concebido a partir das atividades produzidas pelos residentes de Geografia e História com os alunos do ensino médio e fundamental. Os temas trabalhados em sala, como a formação do planeta, do bioma Pantanal e sua ocupação pelo homem, foram transpostos para esse mural geo-histórico como forma de promover uma aprendizagem significativa. O mural foi pintado pelos residentes de História e Geografia e pelos alunos da 6ª série com o acompanhamento dos Professores. Na finalização do projeto, os Coordenadores realizaram uma aula pública sobre as temáticas do mural para a Direção, os Professores e os alunos da Escola.

Portanto, ressalta-se a importância da parceria entre a UFMS e a Escola Estadual Cândido Mariano, que tem contribuído muito para a formação e qualificação dos futuros Professores, além de promover o estreitamento das relações entre a Escola e a Universidade. Nesse sentido, os Professores Coordenadores do projeto de extensão agradecem à Diretora Nilda Fátima Moraes de Oliveira Silva e a toda a comunidade escolar.

Fotos

Confira baixo algumas fotos do projeto realizado na Escola Cândido Mariano; Para mais fotos, clique aqui.

Informações: Prof. Ricardo Batista

Edição e revisão textual: Marco Santos