Projeto de Extensão “Descobrindo o Paraíso: Pantanal” realizará atividades sobre o relevo, fauna e flora da região

Em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de Junho, a coordenação do Projeto de Extensão “Descobrindo o Paraíso: Pantanal” divulgou a próxima ação do Projeto, uma exposição sobre o relevo, a flora e fauna do Pantanal, um dos principais biomas do Estado. O Pantanal é uma das maiores áreas úmidas do planeta, sendo considerado Patrimônio Nacional pela Constituição Brasileira e Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Este bioma possui uma rica flora e fauna, com mais de 1800 espécies vegetais catalogadas, 263 espécies de peixes, 41 de anfíbios, 113 de répteis, 463 de aves e 132 de mamíferos. Para invertebrados não há estimativa da riqueza de espécies. Apesar dessa elevada importância e riqueza, devido à concentração da população em áreas urbanas, muitas vezes a população do entorno não reconhece as características deste bioma e sua biodiversidade.

Considerando que é necessário conhecer para sensibilizar a população e promover a preservação, serão desenvolvidas algumas atividades de educação ambiental com alunos de escolas públicas nos municípios de Aquidauana, Anastácio e Dois Irmãos do Buriti. Nesta exposição serão abordados, de maneira interativa, temas relevantes relacionados à biologia, geografia e cultura regional, além de trabalhar história e matemática. O evento ocorrerá, inicialmente, no Campus II (Anfiteatro Vilma Begossi) nos dias 01, 02 e 03 de junho de 2016, período matutino e vespertino, sob coordenação da prof. Dra. Camila Aoki (Curso de Ciências Biológicas) e colaboração dos profs. Drs. Bruna Gardenal Fina, Rogério Rodrigues Faria, Tatiane do Nascimento Lima, Lucy Ribeiro Ayach, Maurício Neves Godoi e do Mestre Paulo Landgref Filho. Acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas e Geografia atuarão como monitores durante a exposição.