Projeto de extensão As Linguagens da Infância no Pano propõe a confecção de diversos materiais didáticos a partir do uso do pano

Postado por: Marco Santos

A proposta do projeto de extensão intitulado As Linguagens da Infância no Pano, homologado via Resolução Nº 56-COEX/UFMS, de 5 de outubro de 2021, tem como finalidade desenvolver ações práticas de confecção/construção/produção de materiais didáticos a partir do Pano, como livros, tapetes pedagógicos, painéis, colcha pedagógica, aventais de histórias, entre outros, que possam ser utilizados em atividades direcionadas à aprendizagem da criança inserida na Educação Infantil.

Tais materiais, em princípio, serão confeccionados por acadêmicos/as do 2º Semestre do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana. A confecção também contará com a participação de docentes da referida unidade, além de colaboradores/as externos, que demonstraram interesse em participar do projeto, como a comunidade indígena Aldeia Ipegue e as artesãs da Associação de Descendentes Indígenas Terena de Aquidauana/MS (ADITA).

“A iniciativa do projeto nasce da necessidade de promover aos acadêmicos e comunidade como um todo a oportunidade de realizar ações práticas, produzindo material didático de cunho pedagógico e que posteriormente poderão ser ofertados aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da cidade de Aquidauana”, destaca a Profª Luci Carlos de Andrade, coordenadora do projeto.

Considerando a complexidade do momento vivenciado por conta da pandemia relacionada à COVID-19, o trabalho de confecção dos materiais mencionados poderá ser desenvolvido nas próprias residências dos participantes, com reaproveitamento de tecidos, feltros, retalhos diversos, materiais de costura e os que são utilizados na cultura indígena, resgatando o valioso trabalho das bordadeiras, costureiras, artesãs, como coadjuvantes no processo e que convivem com as participantes do projeto. Diferentes exemplares poderão ser confeccionados, ressaltando o trabalho feito à mão, em uma produção criativa e simples.

“O projeto propõe enriquecer aspectos importantes no que se refere ao objetivo final, ou seja, direcionar o material didático às creches do município e aldeias de Aquidauana, contribuindo com o processo de aprendizagem da criança, ofertando uma diversidade de possibilidades pedagógicas não industrializadas. As produções serão confeccionadas artesanalmente, apresentando características atrativas, como imagens, cores, enfeites, ilustrações, apliques e as diferentes texturas do Pano que oferecem uma aprendizagem prazerosa e estimulam a sensibilidade e a afetividade da criança”, complementou a Profª. Luci.

 

Informações: Luci Andrade

Organização e revisão textual: Marco Santos