Projeto da UFMS auxiliará contribuintes na declaração do Imposto de Renda

Pelo segundo ano consecutivo, alunos e professores do Curso de Administração do Campus de Aquidauana (CPAQ) da UFMS prestarão serviço à comunidade local, auxiliando no preenchimento da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física.

Em 2019, o projeto de extensão “ADM CPAQ no IR” atendeu presencialmente as pessoas que desejavam obter esclarecimentos sobre a declaração, mas em 2020, devido à pandemia provocada pelo coronavírus, a proposta é prestar serviço usando as tecnologias da informação.

Com isso, serão divulgados semanalmente vídeos e orientações com informações sobre o preenchimento da declaração, que deve ser entregue até o dia 30 de junho de 2020. Tradicionalmente, o prazo se encerra em 30 de abril de cada ano, mas devido às orientações de distanciamento social – que dificultam a tomada de informações pelas pessoas – o prazo foi prorrogado pelo governo federal.

A declaração é preenchida exclusivamente pela internet e é uma obrigação pessoal de cada contribuinte que não reúna condições para ser considerado isento. O contribuinte é o responsável pelas informações que são prestadas na declaração e, muitas vezes, pelo desconhecimento, são feitos apontamentos incorretos que podem levar o declarante a cair na “malha fina”. Isentos também podem preencher a declaração do imposto de renda de pessoa física, pois o documento funciona como uma declaração de rendimentos.

As pessoas que desejarem podem encaminhar suas perguntas para o e-mail admirpf.cpaq@ufms.br, que serão respondidas pela equipe de alunos e professores em vídeo ou por escrito. Também está prevista a realização de webinars, onde as pessoas poderão tirar suas dúvidas ao vivo.

Além das professoras Ana Graziele Lourenço Toledo e Daniela Althoff Philippi, o projeto conta com a consultoria do Prof. Edison di Fabio, do Curso de Administração do Campus de Corumbá, da UFMS. “É uma parceria importante, pois como administrador e contador, o Prof. Edison contribui com as dúvidas mais complexas que poderão surgir”, diz a Profa. Ana Graziele.

Para os alunos envolvidos, trata-se de mais uma oportunidade de aprendizado e exercício de diversas habilidades, tão necessárias ao bacharel em Administração.

Os materiais serão postados semanalmente na página https://cpaq.ufms.br/impostoderenda, disponível também na página do curso de Administração, no menu lateral “ADM/CPAQ no IR 2020”.

Você pode enviar suas dúvidas pelo e-mail admirpf.cpaq@ufms.br, ou pelos canais de comunicação da UFMS/CPAQ: facebook, instagram ou fale conosco (site).