Projeto Blitz Para Educação e Cidadania promove ações para trânsito seguro e consciente

Postado por: Marco Santos

Devido ao imperativo de conscientização da importância do direito fundamental a um trânsito seguro, surgiu-se a necessidade da realização de um projeto voltado à conscientização de crianças e jovens matriculados nas Escolas do município de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, com o objetivo de levar a esse público informações sobre o respeito às Leis de Trânsito. Nesse sentido, originou-se o projeto Blitz Para Educação e Cidadania: Por um Trânsito Mais Seguro e Consciente no Município de Aquidauana-MS, aprovado pelo Edital de Divulgação Nº 166/2021 – PROECE/UFMS.

O projeto em questão é coordenado pela Profª. Dra. Janete Rosa da Fonseca, docente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) lotada no Campus de Aquidauana (CPAQ), e conta com o envolvimento de outras três docentes, também do CPAQ, que atuam de modo a concretizar sua realização: Profª. Dra. Adriana Wagner, docente do Curso de Matemática, Profª. Dra. Ana Graziele Lourenço Toledo e Profª. Dra. Karoline Ferreira Kinoshita Goes, docentes do Curso de Administração. O projeto também conta com o apoio de seis estudantes do Curso de Pedagogia que, por meio de seu empenho em diversas atividades, contribuem sobremaneira para as ações desenvolvidas: Ana Júlia Nascimento Cursino da Silva (4º semestre), Ana Vitória Nascimento Cursino da Silva (4º semestre), Isadora Silva Mendes de Sousa (4º semestre), Vinicius Cavanha da Costa Falcão (4º semestre), Tamila Cacho (4º semestre) e Arielen Santos Cezar (6º semestre).

“Os princípios da cidadania preconizam que propiciemos a essas crianças e jovens oportunidades de desenvolver consciência crítica como parte do processo de construção de suas aprendizagens. Assim, isso se constitui em mais um dos objetivos dessa proposta, isto é, despertar consciência crítica por meio do conhecimento sobre o trânsito e suas leis, bem como promover, por meio das atividades propostas, o envolvimento de pais e professores com vistas à promoção de uma educação para o trânsito pautada na perspectiva de que ele pode ser seguro, consciente e tranquilo.”, destaca a Profª. Janete. Ensinar às crianças a reconhecer e interpretar as principais formas de sinalização no trânsito e de obedecer-lhes, estimulando-as, assim, em conjunto com os jovens, a levarem seus pais a assumir um comportamento seguro, uma vez que a educação para o trânsito é uma questão de segurança pessoal e coletiva, também se configura como objetivo do projeto.

Como metodologia da pesquisa, propôs-se a integração de ações entre a UFMS/CPAQ, por meio de acadêmicos e docentes dos Cursos de Administração e Pedagogia, o Departamento Municipal de Trânsito de Aquidauana (DEMUTRAN) e as Escolas Municipais no desenvolvimento de atividades na Semana do Trânsito. Foram realizados vídeos informativos pelos acadêmicos do Curso de Pedagogia, que versam, de forma lúdica e educativa, sobre temas como a importância do respeito e da utilização da faixa de pedestres, as ciclovias, o semáforo, o uso de celular e o cinto de segurança. O Curso de Administração, por sua vez, contribui com a proposta de um concurso entre as Escolas Municipais, cujas crianças, por meio de votação, escolherão o Mascote símbolo do Agente de Trânsito do município e os membros da Turminha do DEMUTRAN, representados por animais que compõem a fauna Pantaneira.

“A realização desse projeto se justifica devido à necessidade de preservação da vida e cidadania e de uma organização do espaço urbano, transformando esse espaço em um local seguro para a convivência de todos. Entende-se que não há melhor forma para a realização dessa proposta senão por meio da Educação. Para tal, a parceria entre um Curso de Licenciatura em Pedagogia, que forma futuros professores que estarão nas Escolas do município trabalhando esses princípios com as crianças e jovens, e o Departamento Municipal de Trânsito, que conhece as reais condições e necessidades locais, são imprescindíveis para a sua realização.”, acrescentou a Profª. Janete.

Para conferir os vídeos elaborados pelos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Pedagogia no projeto Blitz Para Educação e Cidadania, basta clicar aqui e acessá-los, via YouTube, no canal Trânsito de Aquidauana.

Informações: Profª. Janete Fonseca

Organização e Revisão Textual: Marco Santos