Programa oferece 102 vagas para professores da educação básica atuarem como preceptores

Postado por: SAMUEL MAX RODRIGUES DA SILVA

Até 9 de novembro, professores que atuam nas escolas de educação básica da rede pública podem se inscrever no processo seletivo de preceptores do Programa de Residência Pedagógica (RP) da UFMS, desde que as escolas nas quais atuam tenham aderido ao programa. São 102 vagas para docentes de escolas localizadas em Campo Grande, Coxim, Ponta Porã, Naviraí, Três Lagoas, Corumbá, Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti, Miranda, Paranaíba, Anastácio e Nova Andradina.

O objetivo do RP é promover a imersão do estudante dos cursos de licenciatura da Universidade no cotidiano da escola de educação básica. O programa tem duração de 18 meses e é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, sendo vinculado à Capes/MEC. “O programa de Residência Pedagógica contribui com a reflexão da prática educativa nas escolas”, comenta a coordenadora institucional do RP na UFMS, Marta Costa Beck.

A RP tem duração de 18 meses e os professores selecionados receberão bolsa da Capes no valor de R$ 765,00.  As inscrições devem ser feitas no Sigproj. Entre os requisitos estão, ser brasileiro ou possuir visto permanente no país; possuir licenciatura que corresponda ao componente curricular; possuir experiência mínima de dois anos no magistério na educação básica; ser professor da escola de educação básica que integre o projeto institucional; possuir disponibilidade de tempo para realizar as atividades previstas no projeto; e possuir currículo cadastrado na Plataforma Capes da Educação Básica.

As áreas são: Biologia, Sociologia, Filosofia, História, Geografia, Artes, Educação Física, Química, Física, Intercultural Indígena, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Matemática e Pedagogia.

Mais informações sobre o processo seletivo, bem como a tabela completa das vagas e modelos de declarações e formulários podem ser obtidos no edital.

Texto: Vanessa Amin