Programa de Residência Pedagógica amplia número de vagas e beneficia mais de 500 estudantes

Postado por: CLÁUBER ALBRES SILVA

Até 26 de outubro, acadêmicos dos cursos de licenciatura da UFMS podem se inscrever no processo seletivo para participar do Programa de Residência Pedagógica 2022-2024. O objetivo do programa é promover a imersão do estudante dos cursos de licenciatura da Universidade no cotidiano da escola de educação básica. O RP é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. “O programa de Residência Pedagógica contribui com a reflexão da teoria alicerçada a prática educativa nas escolas”, comenta a coordenadora institucional Marta Costa Beck.

“Conseguimos 555 vagas, ou seja, aumentamos consideravelmente o número de bolsistas beneficiados, já que o edital anterior oferecia 360 vagas”, comemora Marta. “Além disso, ao observar o quadro de vagas, veremos que a maioria dos subprojetos contemplam 15 residentes que é o número máximo. Nossa expectativa é que consigamos preencher essas vagas em todos os cursos de licenciatura que tiveram professores elegíveis”, completa.

Segundo a coordenadora, o RP é diferenciado, pois, além do estudante já ter cumprido 50% da carga horária teórica do curso, podem aproveitar as atividades desenvolvidas no programa, para cumprir a carga horária prática do curso, ou seja, as disciplinas de estágio obrigatório. “É muito importante que o graduando entenda a importância do programa, pois terá o professor orientador na Universidade e o professor preceptor na escola de educação básica onde irá realizar as atividades, acompanhando-o e contribuindo com a reflexão teoria/prática. Ou seja, ele terá os professores, durante os três módulos (18 meses), orientando e acompanhando a sua formação”, ressalta Marta.

“Outro aspecto muito relevante do RP é a promoção da articulação entre a UFMS e as escolas da educação básica. Esse elo é fundamental para que possamos repensar o ensino e melhorar a sua qualidade no estado, além de oferecer oportunidades para os estudantes”, reforça.

Como participar

Para se inscrever, os acadêmicos precisam ser brasileiros ou possuir visto permanente no país, ter matrícula ativa no curso de licenciatura na qual o subprojeto se refere, estar apto a iniciar as atividades tão logo seja selecionado, ter cursado no mínimo 50% do curso e apresentar currículo cadastrado na Plataforma Capes da Educação Básica.

A inscrição deve ser feita no Sigproj. Além das 555 vagas para bolsistas, há 111 vagas para voluntários. O valor mensal da bolsa paga pela Capes é de R$ 400,00. Há vagas para estudantes matriculados em cursos de licenciatura oferecidos na Cidade Universitária e nos câmpus de Aquidauana, Pantanal, Naviraí, Nova Andradina, Coxim, Ponta Porã, Paranaíba e Três Lagoas. “Convido os nossos estudantes para se inscreverem o quanto antes, pois o prazo é curto e a previsão de início das atividades é no próximo mês, para que comecem a receber a bolsa em dezembro”, finaliza a coordenadora.

Mais informações podem ser obtidas no edital. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail rp.prograd@ufms.br.

Texto: Vanessa Amin