Professores e estudantes compartilham experiências no Pibid

Postado por: Marco Santos

Entre os meses de maio e dezembro, professores e estudantes que atuam no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) participam do projeto de extensão Reunião Aberta do Pibid – UFMS. “A ideia de formatar esse projeto com o Pibid surgiu da nossa expectativa de buscar um intercâmbio com os programas realizados em outras instituições e também despertar nos acadêmicos de licenciatura maior interesse pelos cursos, pela prática docente, pela realidade da educação básica brasileira, por isso este projeto é aberto e se pauta na variedade de comunicações que dão a tônica neste evento para divulgar e mostrar o que temos feito e conhecermos trabalhos de outras instituições”, destaca a coordenadora do Pibid na UFMS, professora Stella Sanches de Oliveira Silva.

“Trata-se de um evento composto por diversas atividades durante todo o ano”, explica a professora do Campus Pantanal Patrícia Teixeira Tavano. “Esta é a primeira vez que realizamos uma reunião aberta no Programa. A conferência de abertura contará com a participação do professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Sérgio Leite, que vai discutir a questão da afetividade nas práticas docentes. Ao longo do mês de maio e junho já estão agendadas uma série de mesas de discussão, relatos de experiência nos quais os professores e estudantes trarão suas experiências e, ainda, oficinas práticas”, comenta Patrícia.

De acordo com a professora, o projeto proporciona a discussão em diversas frentes sobre a problemática do ensino remoto, que trouxe contratempos mas também soluções para atividades realizadas no Pibid. O Pibid tem como objetivos contribuir para a valorização do magistério, incentivar a formação docente em nível superior para a educação básica, elevar a qualidade de formação inicial dos professores nos cursos de licenciatura e inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação. “Com o ensino remoto, as atividades presenciais foram virtualizadas e os supervisores e acadêmicos que participam do Pibid tiveram que se reiventar. Essa reinvenção, a problemática e outras questões traremos para esse evento de extensão”, conta Patrícia.

“É uma reunião aberta porque estamos convidando estudantes de outras instituições que também tem o Pibid. Já estão confirmadas presenças de estudantes do Instituto Federal de São Paulo e da Universidade Federal da Grande Dourados”, ressalta a professora.

Segundo Patrícia, as atividades terão emissão de certificado de participação. Para algumas, será necessário inscrição prévia. Toda a programação poderá ser acompanhada no canal do Pibid no Youtube.

Confira a programação para maio:

18h (MS) / 19h (Brasília)  –  Conferência de Abertura

Conferencista: Sérgio Antonio da Silva Leite (Unicamp) – Afetividade nas práticas pedagógicas

14h (MS) / 15h (Brasília) – Mesa de discussão

Participantes: professora Daiane Riedner (Agead/Faed – UFMS) – Perspectivas e práticas pedagógicas com uso de tecnologias para aprendizagem remota e professor Renato Victório (CPAN – UFMS) – Ensino de Matemática: desafios com uma mesa digitalizadora

Texto: Vanessa Amin