Professores do CPAQ participam de capacitação sobre o AVA

Postado por: Marco Santos

No dia 31 de março de 2022, Professores do Câmpus de Aquidauana – CPAQ participaram de uma capacitação realizada pela Agência de Educação Digital e a Distância – Agead, da UFMS, que teve como objetivo demonstrar funcionalidades do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, utilizado principalmente nas aulas EaD. A capacitação surgiu de uma solicitação dos Professores à Direção e foi prontamente atendida pela Agead, reunindo Professores de todos os cursos do CPAQ no Laboratório de Informática e sendo, também, transmitida via Google Meet. “A gravação será disponibilizada para o Câmpus e poderá ser compartilhada com demais professores”, comenta o Prof. Hércules da Costa Sandim, Diretor da Agead, que ministrou parte da capacitação.

Além de uma apresentação geral do AVA, o Analista de Tecnologia da Informação Douglas Nantes Gualberto e o Prof. Hércules demonstraram funcionalidades do AVA que os Professores puderam manusear por meio dos seus perfis de usuários. O Técnico de Tecnologia da Informação do CPAQ, Rafael Melcher, salientou a importância de o Professor conseguir visualizar como os alunos enxergam as atividades disponibilizadas, possibilitando eventuais correções e adequações das configurações adotadas.

Abaixo, podemos conferir as impressões de alguns participantes do curso:

“A capacitação presencial sobre o AVA/UFMS foi bem interessante, mostrando outras funcionalidades que não apenas a inserção das atividades no sistema, mas as diferentes formas de organização do ambiente e outras ferramentas que eu ainda não dominava. Gostei, foi bem produtivo”, comentou a Profª. Bruna Gardenal Fina Cicalise.

“No dia 31 de março, nós, professores e técnicos do CPAQ, participamos de uma capacitação sobre o sistema AVA, de Educação a Distância, da UFMS, ministrado pela equipe de docentes e técnicos da Agead. A capacitação foi muito pedagógica, explicando-nos o passo a passo para o uso do AVA, o que contribuirá para a eficiência das atividades a distância no Câmpus de Aquidauana. Agradecemos à Direção e à Agead pela iniciativa”, destacou a Profª. Onilda Sanches Nincao.

“A capacitação contribuiu para uma melhor compreensão e, especialmente, para um melhor uso de um sistema tão importante, que é o AVA UFMS, o que me ajudou a explorar mais recursos e a elevar minha produtividade”, frisou a Profª. Karoline Ferreira Kinoshita Goes.

“O curso de capacitação de Professores, realizado no Campus de Aquidauana em 31/03/2022, pela Agead, foi extremamente importante para mim e acredito que para todas as pessoas que participaram, uma vez que os nossos conhecimentos adquiridos com os cursos AVA UFMS (Curso de Formação em EaD e Curso de Formação em TICs) foram aprimorados, nos proporcionando maiores habilidades para manuseio do sistema. Agradeço pela oportunidade!”, ressaltou a Profª. Dirce Ferreira Luz.