Professoras, aluna e recém egresso de Administração têm artigos aprovados no XXV SIMPEP/UNESP

“Sustentabilidade entre os produtores rurais do Pantanal” e “Logística reversa de baterias automotivas na região pantaneira” foram os temas dos artigos aprovados.

No dia 20/08, segunda-feira, Professoras, aluna e recém egresso do curso de Administração do Campus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) receberam uma ótima notícia: a aprovação de artigos submetidos ao XXV Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP).

O SIMPEP ocorre anualmente na cidade de Bauru-SP, sendo, desde a sua criação, promovido pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Neste ano, o evento tem como tema “Inovação e Sustentabilidade na Gestão de Processos de Negócios”.

Sara é acadêmica de Administração no CPAQ!

Um dos artigos aprovados é de autoria principal de Sara Georgina Ramos, aluna do curso, e é resultado de sua pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que tem como orientadora e também autora a professora Dra. Gercina Gonçalves da Silva. A pesquisa teve como objetivo verificar a percepção acerca do significado do termo ‘sustentabilidade’ entre os produtores rurais do Pantanal do município de Aquidauana-MS. Com a pesquisa, verificou-se que os produtores demonstraram conhecer o significado do termo e, além disso, adotam algumas práticas sustentáveis em suas propriedades no âmbito social, econômico e ambiental.

Anderson colou grau na última sexta-feira (17/08)

Para a orientadora, Profa. Gercina, “a aluna Sara é uma pessoa muito carismática, inteligente e determinada. Essas características foram importantes para que se comprometesse com seu trabalho e conseguisse o resultado alcançado”.

A acadêmica Sara comemora o resultado e ressalta que “é muito gratificante ver que todo esforço durante a pesquisa foi reconhecido. Às vezes entramos na faculdade sem objetivos, mas, ao observar os colegas e também com o apoio dos professores, as oportunidades vão aparecendo e aprendemos a tomar gosto pela pesquisa. Não é fácil. Encontramos barreiras, pensamos em desistir.  Agora fico mais motivada em continuar e espero que outros colegas também tenham as mesmas oportunidades”. A aluna demonstra-se entusiasmada para a participação no evento, com a apresentação do artigo e a troca de experiências com outros pesquisadores.

Profa. Gercina e Sara desenvolveram trabalho aprovado no SIMPEP/UNESP

O outro artigo é de autoria principal do recém egresso do Curso, Anderson Mota Larrea, que colou grau na última sexta-feira, 17/08. O artigo, com co-autoria da Profa. Dra. Daniela Althoff Philippi, é oriundo do seu TCC e versa sobre a logística reversa de baterias automotivas na região pantaneira de Aquidauana-MS, demonstrando a relevância da atuação responsável das empresas locais e a necessidade da efetiva responsabilidade compartilhada e de mais mecanismos de incentivo na cadeia produtiva.

Profa. Daniela e Anderson também tiveram artigo aprovado no SIMPEP/UNESP

O artigo também revela a necessidade de uma percepção mais aprofundada de regulamentos pertinentes e dos possíveis efeitos nocivos do descarte inadequado do produto, especialmente para o meio ambiente, incluindo-se os seres vivos. Segundo sua orientadora, Professora Daniela, “é uma alegria ver o esforço do recém egresso consolidado na aprovação do artigo, algo muito positivo para incentivar a produção científica no curso e a contribuição para a sociedade.

O Campus de Aquidauana parabeniza a acadêmica, o egresso e as docentes por buscarem aprofundamento e pela dedicação e destaque na produção científica!