Professora do CPAQ participa de evento internacional de Sociolinguística na Alemanha

Postado por: CLÁUBER ALBRES SILVA

No mês de outubro, a Profa. Dra. Cristiane Schmidt, do Curso de Letras, no Campus de Aquidauana (UFMS) e, também professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), formada em Letras Português/Alemão e tem Doutorado em Letras, participou do VII Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística (CIDS). O evento foi realizado entre os dias 8 e 11 de outubro de 2024, com professores e pesquisadores de diversos países e a conferência ocorreu na Universidade de Augsburg, na Alemanha, tendo como temática central “Encontros, Contatos e Variação”.

A participação da Profa. Cristiane no evento foi de forma presencial, apresentando o seu trabalho que teve como título “Grupo de Pesquisa e Estudos de Narrativas de Professores de Línguas: percurso metodológico e resultados preliminares”. Esse temática insere-se no Projeto de Pesquisa ‘Narrativas de Professores de Línguas em Formação’, em andamento desde agosto de 2022 (Edital UFMS/PROPP Nº 6/2022 – Projetos de Pesquisa e Inovação desenvolvidos no Âmbito da UFMS) e fundamenta-se nos Estudos Linguísticos. Além disso, a pesquisadora participou presencialmente desse evento, uma vez que teve sua proposta aprovada na área de Linguística no âmbito do Edital de Seleção de Projetos de Pesquisa e Inovação de Pesquisadoras da UFMS no Programa Mulheres na Ciência Nº 44/2024 pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPP-UFMS.

Nesse sentido, debates e pesquisas sobre a constituição da identidade de professores de línguas e a (auto) representação de aprendizes e falantes de línguas estrangeiras são contribuições relevantes na área da Linguística, visando a diversidade linguística e o plurilinguismo. Para tanto, o Grupo de Pesquisa e Estudos de Narrativas de Sujeitos-Professores em Formação (sob coordenação da pesquisadora) e credenciado junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil (CNPq) visa refletir sobre o processo formativo de estudantes de Letras e pós-graduandos em Linguística acerca das implicações entre a trajetória acadêmica e a formação no campo da linguagem.

A pesquisa debruça-se para investigação do Gênero Memorialístico como sendo um gênero acadêmico autobiográfico com caráter reflexivo e foco no percurso profissional e intelectual dos integrantes do Grupo de Pesquisa, enquanto falantes de línguas portuguesa, alemã, inglesa, espanhola, francesa e polonesa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que vem criando interfaces com pesquisadores de outras instituições brasileiras, como a Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Pará e o Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Estadual do Mato Grosso, assim como universidades estrangeiras, especificamente na Argentina e na Alemanha.

Clique aqui para acessar algumas fotos da participação da Profa. Dra. Cristiane Schmidt no evento.