Professora do CPAQ participa de evento internacional

Postado por: SAMUEL MAX RODRIGUES DA SILVA

Na última sexta-feira, 9, a Profa. Dra. Cristiane Schmidt, do Curso de Letras, no Campus de Aquidauana (UFMS) e, também professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), formada em Letras Português/Alemão e tem Doutorado em Letras, participou da 20ª Conferência Anual da Associação de Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola (ACBLPE).

O evento foi realizado entre os dias 8 e 10 de setembro, com professores e pesquisadores de diversos países. A conferência ocorreu de forma presencial na Universidade de Ausburg, na Alemanha. O tema deste ano foi “Contactos linguísticos como continuum e continuidades epistemológicas na linguística de contacto”.

A participação da Profa. no evento foi de forma remota, no período da manhã, pela Plataforma Zoom. Apresentando o seu trabalho que tem como título “‘PERGAMOTE UNN TEE  HELL  DER MANN IN DIE EE!’: o Português e o Hunsrück em contato na comunidade de Dez de Maio no oeste Paranaense-Brasil”. Essa pesquisa fundamenta-se nos estudos sociolinguísticos e, visa descrever e compreender o comportamento linguístico de falantes em contexto de bilinguismo, especificamente, de falantes do hunsrückisch como uma língua de imigração e do português na comunidade de Dez de Maio, situada na Região Oeste do estado do Paraná.

A pesquisadora apresentou alguns aspectos dessa variedade dialetal no contexto investigado, caracterizando-o como um fato histórico, político e identitário, bem como uma herança cultural trazida pelos imigrantes alemães, mediante exemplos de usos sociolinguísticos. Os dados decorrem das situações de interação em conversas livres e da observação participante e os resultados revelam que, de medida satisfatória, se contrapõem aos estudos sobre a diminuição ou o desaparecimento do uso de línguas minoritárias em comunidades bilíngues.

Clique aqui e confira alguns registro do evento.

Texto: Samuel Rodrigues

Revisão: Cláuber Silva