Professora do Campus de Aquidauana fará lançamento de livro

Postado por: Marco Santos

A Professora Doutora Janaina Nogueira Maia Carvalho, docente do Curso de Pedagogia do Campus de Aquidauana (CPAQ), lançará o livro intitulado “Criança/s e Infância/s na Diversidade: Política, Formação e Prática Docente”. A obra, fruto de discussões, reflexões, estudos e pesquisas do GEPDI – Grupo de Estudos e Pesquisas da Docência na Infância, foi organizada em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco e com o Professor Doutor Manuel Jacinto Sarmento Pereira, da Universidade do Minho (Instituto de Educação – Braga/Portugal).

O livro marca como aporte teórico a Sociologia da Infância, que compreende a criança/infância em uma perspectiva histórica e cultural, ou seja, a presença de crianças no estudo sociológico, bem como o lugar da infância nessa área de pesquisa, que ilustra diferentes pensamentos e abordagens no que se refere ao entendimento do processo de socialização e nos modos de considerar as crianças e a/s sua/s infância/s.

A Sociologia da Infância nos inspira a pensar em como esse campo está para a pesquisa com/de/sobre a criança. Por isso, a obra, que sublinha pesquisas desenvolvidas durante 2019/2020, dirige-se a profissionais da educação que atuam com a infância na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e/ou inclusive pesquisadores/as que buscam pela temática em questão.

O lançamento do livro ocorrerá no dia 30 de abril, às 9h (horário de MS), por meio do Google Meet, com a participação do Prof. Dr. Sarmento em uma palestra intitulada “Desigualdades, Diversidades e Infâncias: Incidências e Intersecionalidades”.

Link para participação: https://meet.google.com/rfj-uibu-nsf