Professor conta sua história de anos na UFMS; veja a despedida

Fernando da Silva Batista, ou Professor Fernando. Desde que ingressou na UFMS, ainda como acadêmico, Fernando sempre foi um membro da comunidade universitária envolvido com a instituição. Após sua formação, ingressou, também, como Professor Substituto no Campus de Aquidauana (CPAQ), onde permaneceu até o final do primeiro semestre letivo de 2020, finalizando seu contrato com a UFMS.

Como bom youtuber que é, Fernando – que ensina diversos conteúdos em seu canal, como matemática e programação ou como usar o Google Sala de Aula – celebrou o fim dessa jornada com a gravação de um vídeo de despedida.

O professor contou que a sua jornada na graduação começou em 2008, ingressando no Curso de Matemática do CPAQ. De lá para cá, a rede de amigos na comunidade universitária só se ampliou. “Eu conheci a instituição antes de realmente ingressar no curso de Matemática. Quando ingressei, em 2008, convivi com pessoas fantásticas. Colegas meus hoje são professores, como a professora Juliana (UFMS/CPAQ) e o professor Thales (UFMS/CPAQ), além da professora Camila, do professor Renan, que também lecionaram no curso, entre outros. Terminando o curso, veio a dúvida sobre o que fazer”, disse Fernando.

Fernando também relata que, no início da sua carreira docente na UFMS, atuou como professor voluntário, antes de ser participar do processo seletivo e ser contratado como professor substituto. “A convite do professor Jader, comecei a ministrar aula gratuitamente, como professor voluntário. Dei uma aula como voluntário e, depois disso, consegui ingressar como professor substituto na UFMS, em 2012. Então, ministrei aulas em 2013 e 2014. Foi um período de muito aprendizado e muito teste, percebendo como funciona o dia a dia real da sala de aula, que é um pouco diferente do que imaginamos antes de começar a lecionar”.

Durante sua primeira jornada como docente, Fernando valorizou a convivência que teve com os colegas professores. Para ele, o convívio na instituição foi enriquecedor, pessoal e profissionalmente. “Graças a Deus, sempre tive pessoas que me apoiaram nesse caminho. Os professores conversavam entre si e foi muito bom ter esse convívio. Tirávamos dúvidas um com o outro, sempre entrando em contato, e com isso conseguimos vencer nossos desafios. Sozinho você chega mais rápido, mas acompanhado você chega mais longe”, avaliou o docente.

Finalizado o contrato do docente, ele nos conta que continuou sua carreira na área, agora no Mestrado em Educação Matemática. “Em 2014, terminou meu primeiro período como professor na UFMS, pois você só pode ficar contratado por dois anos seguidos. Ingressei então no Mestrado em Educação Matemática da UFMS, em Campo Grande, aprendi coisas novas, estudando bastante sobre currículo, avaliação, etc. Modifiquei muito a forma como penso a educação durante esse período, pois foi possível verificar o quanto ainda não sabemos e como a educação está em constante transformação”, contou o professor.

Passado o mestrado, Fernando conta como foi o retorno à UFMS para seu segundo contrato como professor substituto. “O público foi totalmente diferente. A mudança na cultura, nas formas como as pessoas pensam o mundo […] Mudou bastante entre a minha primeira e segunda passagens. Entre erros e acertos, comecei também meu canal no Youtube, Cafemática com Prof. Fernando”.

“É interessante refletir sobre como é importante a responsabilidade que temos na formação do aluno. Tudo que falamos tem um poder muito grande e influência na vida deles. É necessário ter esse cuidado com o sentimento e com a vida das pessoas, pois isso vai influenciar a pessoa e outras com quem ela convive, pois ela agirá de uma forma diferenciada de acordo com sua formação. Temos estudantes que acham que não são importantes, ou que acham que fazem pouco, mas tenham certeza que vocês fazem e farão ainda mais a diferença na vida de um monte de gente. Foi isso que me fez ter empolgação para entrar no youtube e continuar falando para muitas pessoas”, contou o prof. Fernando.

Para finalizar, a mensagem do docente é de que seus alunos e outros interessados em Matemática podem continuar contando com ele, agora pela internet. “Contem comigo como aliado e como amigo. Meu trabalho prossegue na internet, com o Cafemática, no Youtube, Instagram, Facebook e outras redes sociais que surgirem. Todos vocês são muito queridos por mim e me sinto muito querido por vocês. Forte abraço”, despediu-se o prof. Fernando.

Para continuar acompanhando o trabalho do prof. Fernando Batista, siga as redes sociais do Cafemática: Youtube, Instagram e Facebook.

Texto: João Doarth