PROCESSO SELETIVO DA PANTANAL INCUBADORA MISTA DE EMPRESAS – PIME

Postado por: CLÁUBER ALBRES SILVA

Empresas interessadas no Programa de Incubação da Pantanal Incubadora Mista Empresas (PIME) da UFMS já podem inscrever suas propostas para o processo seletivo. Pela primeira vez, o Campus de Aquidauana participará da seleção e as inscrições seguem em fluxo contínuo, até 30 de novembro de 2022.

Podem inscrever propostas, empreendedores e/ou responsáveis por empresas inovadoras em fase inicial de desenvolvimento e que tenham CNPJ. A inscrição deve ser feita no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj).

São 22 vagas distribuídas nos Câmpus da Universidade, sendo 2 delas para o Campus de Aquidauana. A lista das oportunidades e o alcance das unidades estão disponíveis para consulta no portal da incubadora.

“Iremos atender a todas as regiões e municípios de Mato Grosso do Sul por meio das unidades da PIME em cada Câmpus da UFMS. Lançamos essa novidade para oferecer a oportunidade a todos os empreendedores inovadores que desejam fortalecer seu empreendimento por meio da incubação, para que ganhem escala e possam gerar ainda mais resultados positivos para toda a sociedade. Além deles, poderão ser contemplados também empreendedores de municípios de estados vizinhos, a uma distância de até 150km de uma unidade PIME”, informou o diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova), Saulo Gomes Moreira.

A unidade da PIME no Campus de Aquidauana atenderá os seguintes municípios: Aquidauana, Anastácio, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho.

Incubação

Segundo a responsável pela PIME, Evelyn Espíndola, entre os benefícios da incubação na UFMS estão: “a orientação e o acompanhamento periódico do empreendimento; consultorias com professores da UFMS e também a possibilidade de receber consultorias com parceiros da Instituição; o acesso a cursos de capacitação, oportunidades de negócios, ao ecossistema de inovação do MS e da rede de relacionamentos da incubadora; o acesso aos laboratórios e equipamentos da Universidade; e o apoio para a participação do empreendimento em eventos e editais de fomento”, indicou.

“Além dos elementos tradicionais de um programa de incubação, um diferencial importante da PIME é que ela está inserida dentro da Universidade, então há essa possibilidade de conexão direta com grupos de pesquisa, com o conhecimento científico que é desenvolvido aqui”, acrescentou o diretor da Aginova.

São quatro modalidades possíveis de incubação: não-residente, residente do espaço coworking, residente de módulo administrativo e residente de módulo de produção. Na primeira, a empresa receberá o apoio da Universidade, mas não irá ocupar a estrutura física institucional; na segunda, a empresa receberá apoio e ocupará a estrutura física compartilhada, disponível para os empresários; na terceira modalidade, a empresa irá receber o apoio e poderá ocupar o módulo administrativo da Incubadora e na quarta, a empresa irá receber o apoio e ocupar o módulo de produção.

A seleção será feita por meio da análise dos documentos apresentados na inscrição, indicados no edital de divulgação; entrevista com a equipe da incubadora, que será agendada junto aos responsáveis pelos empreendimentos; e avaliação por uma banca. Todas as informações, resultados preliminares e finais de cada avaliação serão divulgados no Boletim da UFMS, no portal da PIME e no e-mail da empresa cadastrado na inscrição.

O edital de divulgação pode ser acessado neste link no portal da PIME. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pime.cpaq@ufms.br.

Texto: Ariane Comineti e Samuel Rodrigues