Proaes divulga nota de esclarecimento sobre a ocorrência de problemas com a Bolsa Permanência do MEC

Postado por: Alberto dos Santos Gonzales

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), divulgou, na última sexta-feira(30), nota de esclarecimento sobre problemas detectados por acadêmicos atendidos pela Bolsa Permanência do MEC.

Leia a nota abaixo:

NOTA SOBRE PROBLEMAS DA BOLSA PERMANÊNCIA DO MEC:

Prezado(a) Acadêmico(a),

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), comunica sobre problemas detectados por acadêmicos atendidos pela Bolsa Permanência do MEC.

Situação 1: Acadêmico(a) que já era bolsista e teve parcelas recusadas: De acordo com informações do responsável pela ação junto ao MEC em 29 de junho de 2017, com a mudança do sistema de gerenciamento de bolsas, o sistema passou a utilizar como referência para pagamento a data de autorização do cadastro + a regra dos 16 dias. O MEC já está providenciando essa correção do sistema para que a referência do pagamento seja alterada para a data de início da bolsa. Tão logo corrigido, as parcelas recusadas aparecerão novamente para homologação.

Situação 2: Acadêmicos(as) novos bolsistas com parcela recusada: Nestes casos, está havendo problemas de comunicação dos dados do MEC e FNDE. A partir do momento que o acadêmico tem sua bolsa aprovada pela UFMS, cumprido a regra dos 16 dias, a parcela é gerada pelo sistema e homologada pela UFMS, conforme calendário de homologação. Em seguida, o MEC encaminha a relação de bolsistas para o FNDE. Porém, o FNDE está recusando a parcela de alguns acadêmicos pois não está identificando seu cadastro no banco de dados do FNDE.  Este também é o motivo da não liberação do número do benefício pelo FNDE. O responsável pela ação junto ao MEC está em busca da solução do problema junto ao FNDE.