Presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) ministrará palestra no CPAQ/UFMS

O Prof. Dr. José Gilberto de Souza (Unesp/RC), presidente nacional da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), ministrará em nosso campus a palestra “A AGB e o constructo crítico do ensino e da pesquisa”, a convite dos Cursos de Geografia do Campus de Aquidauana (CPAQ/UFMS).

O evento, aberto ao público, será realizado no dia 19/06/2018, às 19h00, no auditório Paulo Correia do CPAQ (unidade II).

A AGB é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que reúne geógrafos, professores e estudantes de Geografia preocupados com a promoção do conhecimento científico, filosófico, ético, político e técnico da Geografia.

Nesse sentido, a AGB tem procurado reunir todos aqueles que entendem ser a Geografia uma das dimensões fundamentais da aventura do homem na superfície da Terra, visando promover uma abordagem geograficamente consistente dos problemas da sociedade, com o intuito de aperfeiçoar do debate científico dessa ciência.

A história institucional da AGB está integrada à história da Geografia e do pensamento geográfico brasileiro, não havendo sentido em falar do pensamento geográfico nacional sem citá-la.

Para quaisquer dúvidas, entre em contato com o Prof. Dr. Rafael Oliveira Fonseca, do CPAQ/UFMS, pelo e-mail: rafael.o.fonseca@ufms.br.

Sobre o palestrante

O Prof. Dr. José Gilberto de Souza é Graduado e Mestre em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Estadual Paulista – FCT – UNESP – Câmpus de Presidente Prudente, onde foi professor dos cursos de Graduação (1992-1994) e de Pós-Graduação em Geografia (2001-2012). Doutor em Geografia Humana (1999) pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Livre Docente (2008) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias FCAV-UNESP – Câmpus de Jaboticabal, onde foi Professor do Departamento de Economia Rural no período de 1995 a 2009 e do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (2002-2010). Pós-Doutor pela Universidad de Salamanca (2010-2011) sob a supervisão de Valentin Cabero Diegues.

Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) – Unesp – Câmpus Rio Claro. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária, Geografia Política (Políticas Públicas) e Metodologia de Pesquisa. Co-autor de Geografia e Conhecimentos Cartográficos: a cartografia no movimento de renovação da Geografia brasileira Ed. UNESP/FAPESP, 2001 e Reforma Agrária e Crédito Agrícola. Ed.Unesp (Cultura Acadêmica), 2009.