Plano de Dados Abertos libera acesso a informações sobre a Universidade

Para promover a transparência da instituição com a sociedade, a UFMS disponibiliza informações atualizadas e de qualidade no Plano de Dados Abertos (PDA), para que todas as pessoas possam ter acesso.

Disponíveis no site dadosabertos.ufms.br juntamente com o PDA, a medida cumpre com os princípios de publicidade, transparência e eficiência da instituição. “O PDA é importante para publicização e transparência dos dados da UFMS, possibilitando que qualquer pessoa possa tratar os dados de maneira simples”, explica Luciano Gonda, membro do Comitê de Governança Digital, responsável por elaborar o Plano de Dados Abertos.

No PDA constam informações sobre bolsas, auxílios e retribuições pecuniárias; servidores ativos, aposentados e terceirizados, bem como os com função gratificada; listas atualizadas dos projetos de pesquisa, cultura, extensão e esporte, e dados dos contratos.

“É importante observar que os dados abertos têm que estar em um formato que qualquer pessoa possa manipular. Por esta razão, a UFMS publica seus dados no formato CSV. Esse formato pode ser importado, por exemplo, para o Excel”, explica Gonda.

É possível pedir para que abram dados além dos que já estão disponíveis. Os interessados deverão encaminhar sua sugestão para a Ouvidoria UFMS, que analisará a solicitação junto à unidade responsável. Entretanto, a análise de prioridade dos dados a serem abertos é realizada pelo Comitê de Governança Digital.

O Conselho Universitário (Coun) aprovou o realinhamento do plano, que pode ser conferido abaixo:

25_Realinhamento_PDA_2019-2020

Download (PDF, 4.41MB)