PIBID Geografia/CPAQ/UFMS realiza atividade prática com alunos do sexto ano da Escola Estadual Profª. Dóris Mendes Trindade

Postado por: Marco Santos

Na tarde do dia 11 de novembro de 2021, o Laboratório de Cartografia e Topografia (LABCARTOP) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Aquidauana (CPAQ), recebeu uma turma de alunos do sexto ano da Escola Estadual Profª. Dóris Mendes Trindade, parceira do Curso de Geografia em diversas atividades de ensino.  Na oportunidade, os estudantes foram recepcionados pelos acadêmicos e Coordenadora de Área do grupo PIBID Geografia, que conduziram o desenvolvimento de uma atividade prática sobre relevo, sob a orientação do colaborador Ilson Ronaldo Alfonso Viédes, licenciado em Computação.

Nessa atividade, foi apresentado um equipamento denominado “caixa de areia”, que, a partir da projeção de imagens de cartas topográficas, que estão armazenadas no computador, sobre a areia, oferece aos usuários a visualização da realidade virtual e aumentada como ferramenta de análise espacial, bem como a dinâmica do relevo e suas transformações. Dessa forma, possibilita aos alunos o manuseio da areia e a percepção das diferenças altimétricas no terreno de forma tridimensional.

Nas palavras da Professora Cleonice Cristal dos Santos, supervisora do PIBID na Escola, “a aula de Geografia do 6º ano A foi além da sala de aula e dos muros da escola. A atividade realizada despertou nos alunos o interesse pela Geografia. A participação ativa do grupo PIBID tem contribuído de forma satisfatória, proporcionando um suporte significativo para novas práticas e metodologias didáticas”.

Para a acadêmica do curso de Geografia e integrante do grupo PIBID Fernanda Cristine dos Santos Arantes, “toda a minha experiência no programa PIBID foi de maneira remota, mas, mesmo dessa maneira, participamos do auxílio nas elaborações dos planos de aula e execução deles. Ter, finalmente, a oportunidade de vivenciar a realidade escolar e o contato real com os alunos foi ótimo. Sei que agora o meu início como profissional será muito melhor”.

Já de acordo com a Professora Eva Teixeira dos Santos, Coordenadora de Área do PIBID, “as atividades desenvolvidas no ensino remoto emergencial foram importantes, mas o contato presencial com o ambiente escolar e os estudantes possibilitou aos acadêmicos a dimensão da realidade da sala de aula, o que é fundamental para a formação dos futuros professores”.

Para os estudantes, sair da sala de aula foi motivo de alegria e satisfação ao demonstrarem interesse e encantamento pela utilização da tecnologia na projeção e moldagem do relevo na caixa de areia. Além disso, a possibilidade de aprendizagem da Geografia de forma diferente é um diferencial eles.

Sobre o PIBID

O Programa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O PIBID oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; a coordenadores institucionais que articulem e implementem o programa em universidades ou institutos federais de educação, ciência e tecnologia; a coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas e, ainda, a professores de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos.

Galeria de Fotos

Clique aqui para conferir registros da ação desenvolvida entre o grupo PIBID/CPAQ/UFMS e a Escola Profª. Dóris Mendes Trindade no Laboratório de Cartografia e Topografia da UFMS/CPAQ.