Pesquisadores podem solicitar auxílio para custear publicações em periódicos para 2020

A Universidade liberou R$ 300 mil em recursos para pagamento de taxas de publicação e serviços de revisão de artigos científicos escritos em língua estrangeira a serem submetidos e publicados em 2020, desde que em períodos qualificados. Os valores foram liberados no dia 1º de fevereiro e os pesquisadores têm até o dia 30 de junho para submeterem a proposta no Sigproj.

Para ter direito ao auxílio, o pesquisador deve enviar a proposta no sistema e, caso seja aprovada, receberá recursos de até R$ 4 mil para a taxa de publicação em periódicos A3 ou A4. Para periódicos A1 ou A2 não há limite de valor. Para serviço de revisão de artigo escrito em língua estrangeira em periódicos A4 ou superiores o limite é de R$ 2 mil.

“A Universidade está investindo quase o dobro do valor disponibilizado no ano passado. Pretendemos com isso apoiar nossos pesquisadores e melhorar os conceitos dos nossos programas de pós-graduação, por isso o nível de exigência em relação à classificação dos periódicos”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Nalvo Franco de Almeida Junior.

O resultado da avaliação é divulgado em até 10 dias após a submissão e o relatório de prestação de contas do auxílio precisa ser encaminhado pelo pesquisador no prazo máximo de 30 dias após o recebimento do recurso. “Na análise, vamos considerar além dos requisitos contidos no edital, o impacto para a pesquisa e pós-graduação e abrangência e alcance da proposta”, ressalta o pró-reitor.

Para submeter a proposta o professor, pesquisador ou servidor da UFMS precisa ser coordenador ou membro de projeto de pesquisa cadastrado na Propp, além de ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, possuir ORCiD (Open Research and Contributors Identification) e não ter qualquer pendência com a UFMS.

Mais informações estão disponíveis aqui.

Texto: Vanessa Amin