Pesquisadoras de Aquidauana apresentam trabalhos em evento internacional

Entre 18 e 20 de agosto, pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais do Campus de Aquidauana (CPAQ) apresentaram trabalhos no 13º Seminário Internacional da Francofonia, 13º Seminário Brasil-Canadá de Estudos Comparados e 6º Colóquio Internacional de Estudos Comparados, organizados pela Universidade Estadual de Feira de Santana da Bahia (UEFS).

De acordo com a professora Helen Paola Vieira Bueno, o evento, que teve como tema central Aprender a ser e a viver junto em narrativas literárias: breviário para combater o enfeitiçamento do desencanto do mundo, buscou promover trocas de experiências acadêmicas sobre as produções de alunos e professores do Brasil e exterior em período de isolamento social e pandemia.

Helen ministrou uma palestra sobre a Saúde mental e o trabalho das mulheres em tempos de pandemia. “O tema saúde mental nunca teve tanto destaque como neste momento de isolamento social. O ser humano é um ser social e lidar com esse isolamento tem afetado diretamente o bem estar e a qualidade de vida do sujeito. As mulheres têm sido mais afetadas nesse período por assumirem mais compromissos e responsabilidades, por isso cuidar da sua saúde mental, debater e divulgar essa temática é um compromisso social que as universidades também devem assumir”, disse.

Para a mestranda Tamires Vila Maior, a experiência de ter um trabalho aprovado em evento acadêmico internacional é muito gratificante. “Apresentação em eventos e publicações só nos motivam a continuar trabalhando e pesquisando. O trabalho feito e reconhecido é uma satisfação de cumprir um propósito e por isso é tão importante que todos os acadêmicos tenham essa oportunidade”, destacou.

Em sua apresentação, Tamires abordou o tema Educação, suicídio e as relações sociais na contemporaneidade: um olhar dos estudos culturais. A pesquisadora aponta que esta temática é atual e muito relevante, pois os casos de suicídio apresentam aumento e a escola possui o compromisso de ir ao encontro dos jovens para promover a vida. ”Abordar este tema dentro dos estudos culturais é uma grande oportunidade de construir e reconstruir conceitos já que os estudos culturais nos permite permear por diversas áreas do conhecimento”, conclui.

Segundo a mestranda Giovana Alle Hollender, a oportunidade de apresentar o trabalho sobre Sofrimento psíquico de estudantes universitários em meio à pandemia foi muito satisfatória. “Acredito que em meio a tantas perdas que a pandemia nos traz, poder participar de um evento discutindo este tema é uma possibilidade de propiciar reflexões, problematizar a realidade das vivências acadêmicas dos estudantes, ampliando as discussões para além da lógica individualizante e trazendo à pauta o contexto em que esse sofrimento ocorre ou se intensifica”, enfatiza Giovana.

Já a pesquisadora Márcia Capellini afirma que a experiência de participar desses encontros trona-se positiva, pois permite a oportunidade de divulgar a pesquisa realizada e trazer discussões em relação à educação especial. Na ocasião, a participante abordou a temática A implementação de uma política de educação especial no município de Anastácio – MS, Brasil em tempos de pandemia. “Anastácio é um município do interior de Mato Grosso do Sul e desconhecido em lugares distantes do Brasil. Levar ao conhecimento pesquisas desta natureza ampliam as possibilidades de que novas políticas sejam implementadas no atendimento ao público-alvo da educação especial. Por meio de relatos e experiências, outros locais podem se mobilizar na busca por minimizar a invisibilidade dos estudantes com deficiência”, explicou Márcia.

O evento acadêmico foi organizado pela UEFS e contou com o apoio do Laboratório de Filosofia, Ciências Humanas e Outros Sistemas de Pensamento da Unimontes (MG) e o de Linguagem, Sociedade e Produção de Discursos da UEFS.

Também participaram do encontro o Departamento de Letras e Artes; Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade; Universidade de Lomé (Togo); Colegiado de Letras Vernáculas; Colegiado de Letras: Português e Francês; Colegiado de Letras com Inglês; Colegiado de Letras: Português e Espanhol; o Núcleo de Estudos Canadenses e o Centro de Estudos em Literaturas e Culturas Franco-afro-americanas.

Texto: Juliana Ovelar (estagiária da comunicação).