Pelo Pibid, Pedagogia promoveu revitalização de biblioteca escolar

Por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), os acadêmicos de Pedagogia do Câmpus de Aquidauana da UFMS (CPAQ) promoveram a revitalização de uma biblioteca escolar de Aquidauana (MS).

A atividade fez parte do projeto “Biblioteca Viva, Comunidade Viva”, coordenado pela Profa. Dra. Janete Rosa da Fonseca, e buscou preparar a biblioteca para ser uma ferramenta que estimule a leitura e escrita na escola. Medidas como disposição adequada para as literaturas, revigoração do ambiente e inclusão de um espaço adequado para os menores foram realizadas.

Equipe comemorou a finalização da revitalização (clique para aumentar)

Com as ações de melhoria, o grupo espera que a Escola Estadual Antônio Salústio Areias obtenha resultados significativos, como o aumento do uso e da frequência da comunidade escolar, estimulando o desempenho das capacidades de ensino e aprendizagem, com ênfase na alfabetização e letramento. A biblioteca também contará com um programa monitorado para a leitura, com pré-agendamento de atendimento.

Entre as intervenções realizadas pelos Pibidianos, destacam-se: remoção de todo material ou objeto do local que não fosse proveitoso para leitura; limpeza e pintura nas paredes; melhoria de iluminação e afixação de cartazes lúdicos, painéis e cortinas; restauração das prateleiras; reciclagem de todo acervo literário e aquisição de tapetes e almofadas através de doações; dentre outros.

Pibidianos do Curso de Pedagogia relataram a satisfação em ter participado do projeto: “nos doamos por completo nesse projeto, a fim de oferecer à escola um espaço revitalizado, agradável e atraente para ser usado como uma das ferramentas que auxiliam no desenvolvimento dos alunos, estimulando neles o gosto pela leitura, estudo, pesquisa e imaginação”.

“Excelente iniciativa. Fico feliz de ver a UFMS interagindo com as bases, pois desde a minha época sabemos que a Universidade tem que dar a sua devolutiva para sociedade no Ensino, Pesquisa e Extensão. Parabéns e conte com a gente”, disse o Diretor da Escola Estadual Salústio Areias, Prof. Marcelo da Silva Duarte.

Confira as fotos da revitalização: clique aqui.