Pelo Pibid, Biologia realizou exposição na Escola Dóris Mendes Trindade

A manhã desta sexta-feira (30) foi de muito trabalho e aprendizado para estudantes do Curso de Biologia do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS). Uma equipe do curso participou da XIV Feira Histórica, Científica e Cultural da Escola Estadual Dóris Mendes Trindade, localizada em Aquidauana (MS).

O grupo integra o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), área Biologia, e tem sido responsável por diversas ações desenvolvidas em parceria com a escola. A Feira foi, portanto, um momento de exposição e análise das atividades desenvolvidas pelos pibidianos durante o ano de 2019.

Coordenado pela Profa. Dirce Ferreira Luz (UFMS/CPAQ), que também esteve presente na atividade, o projeto tem sido bem avaliado em seu andamento. A variedade de atividades desenvolvidas pelo grupo tem contribuído tanto para a formação dos futuros professores, quanto para a dinamicidade do ensino escolar.

Responsáveis pelo Pibid têm avaliado positivamente o projeto na Escola Dóris (clique para aumentar)

Para a Profa. Dirce Ferreira, o projeto tem conseguido entregar bons resultados: “inicialmente, começamos com 10 estudantes no projeto e hoje estamos com 6, mas o projeto continua se fortalecendo. Hoje, pibidianos e alunos montaram um estande no laboratório de biologia da escola e realizaram essa mostra de trabalhos, que aconteceram de janeiro a agosto desse ano pelo Pibid. Foi positivo, porque tivemos a dimensão da quantidade de ações que temos realizado”.

A Profa. Dirce também detalhou um pouco das ações realizadas pelos pibidianos na escola Dóris: “estamos expondo as diversas atividades que realizamos, tal como a conscientização da população quanto ao descarte de lixo para evitar a proliferação de mosquito da dengue. Essa atividade foi importante, porque contamos com o apoio do Centro de Controle de Vetores (CCV) da Prefeitura de Aquidauana, que também está presente hoje aqui com mostras de larvas de mosquitos, maquetes dos mosquitos machos e fêmeas, slides ilustrativos e banners. A CCV também divulgou para a população, com folders e panfletos, várias orientações de higiene para casa, visando à prevenção à dengue, além de conscientizar sobre os sintomas e causas desta epidemia”.

“Também realizamos a exposição  de fotos das atividades realizadas em sala de aula, como com a atividade de proliferação de bactérias em placas de petri, em que os alunos percorriam os prováveis focos de bactérias e faziam a semeadura nas placas. Destacamos também a exposição dos kits para análises de água e distribuímos aos visitantes algumas sementes do falso pau brasil, para que nossa cidade seja mais arborizada e bela e tenhamos, cada vez mais, consciência sobre a importância do plantio de árvores. Foi uma atividade positiva, pois explicamos para a população que visitou nosso estande a importância de ações de preservação ambiental”.

Exposição mostrou as diversas atividades realizadas pelo Pibid em 2019 (clique para aumentar)

Além da UFMS, a Feira contou com a participação de outros setores públicos importantes da região, tais como o Centro de Controle de Vetores e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), esta que conscientizou a população para a preservação do meio ambiente, sobretudo em relação à região de Aquidauana.

Quem também avaliou positivamente o desenvolvimento do Pibid Biologia foi seu supervisor institucional, Prof. José Américo Fiori Grance. O docente, que atua na Escola Dóris, destacou a importância do projeto: “é um dos melhores projetos desenvolvidos pela Universidade Federal, que ajuda a formar novos professores e também ajuda muito a escola, com palestras, fazendo parte do dia a dia dos alunos, com reforço, com projetos e participando ativamente das ações da nossa instituição. É uma força que a Universidade nos dá fazendo essa parceria com a escola pública”.

Para conferir o álbum de fotos da atividade, clique aqui.