Pela Residência Pedagógica, estudantes de Matemática encerram o ano promovendo atividades

Durante os últimos 14 meses, estudantes de Matemática do Campus de Aquidauana da UFMS (CPAQ) desenvolveram uma série de atividades em duas escolas da região: Escola Estadual Dóris Mendes Trindade (Aquidauana) e Escola Estadual Maria Correa Dias (Anastácio).

As atividades fizeram parte do Programa Residência Pedagógica (RP). Trata-se de uma iniciativa que visa à melhoria da formação dos acadêmicos matriculados em cursos de licenciatura, desenvolvida em uma escola pública de educação básica.

Orientados pela Profa. Juliana Alves de Souza (UFMS/CPAQ), os estudantes tiveram a supervisão escolar exercida pelas Professoras Fabiane Baes (E. E. Dóris Mendes Trindade) e Marilza Vedovato (E. E. Maria Correa Dias).

Aulas práticas empolgaram os alunos das escolas participantes (clique para aumentar)

No período de setembro de 2018 a novembro de 2019, os residentes desenvolveram diversas atividades em cada escola, tais como: apoio às aulas da professora supervisora, colaboração em projetos da escola, participação em eventos, formação continuada, reuniões pedagógicas, conselho de classe e realização de aulas práticas (oficinas).

Além disso, por meio do programa, participaram de eventos como:

• Apresentação de três trabalhos no XIII Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), em Cuiabá (MT), entre os dias 14 a 19 de julho de 2019;
  • 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Integra UFMS, entre os dias 21 a 27 de julho de 2019, na UFMS, em Campo Grande (MS);
  • Ministração de minicursos a partir das oficinas desenvolvidas nas escolas, durante a XI Semana de Matemática da UFMS/CPAQ;
  • Apresentação de trabalho no VI Fórum de Educação Especial e Inclusiva do CPAQ, durante os dias 26 a 28 de novembro de 2019, a partir de atividades desenvolvidas com um aluno cego na Residência Pedagógica.

Revitalização de laboratório escolar foi uma das atividades promovidas pelo grupo (clique para aumentar)

Na E. E. Dóris Mendes Trindade, os residentes – acompanhados de sua orientadora, Profa. Juliana, e de sua preceptora, Profa. Fabiane – organizaram um espaço para o Laboratório de Matemática da escola, promovendo a construção de materiais pedagógicos e decoração do ambiente e contribuindo para o ensino e aprendizagem de Matemática da instituição. “A escola tinha espaço, faltava organizá-lo, o que foi feito pelos residentes”, disse a Profa. Juliana.

Para a Profa. Juliana, o programa trouxe benefícios para a formação dos futuros professores: “a partir dessa experiência, percebemos que o Programa Residência Pedagógica possibilita uma formação mais ampla e significativa quanto à relação entre teoria e prática do futuro professor”.

A docente fez questão de agradecer às escolas participantes, destacando a receptividade com que os estudantes foram recebidos: “ambas as escolas foram receptivas e apoiaram todas as atividades do Programa. Toda a equipe da RP de Matemática da UFMS/CPAQ agradece às duas escolas pela parceria”.

Confira o álbum de fotos das atividades: clique aqui.