Pedagogia – Publicações

TCC Apresentados

DISCENTE: Silvia Lipu Pedro

ORIENTADOR: Fátima Cristina Duarte Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO: A arte da cerâmica na Aldeia Cachoeirinha, município de Miranda/MS/Brasil

 

DISCENTE: Camila Gerônimo Marques

ORIENTADOR: Fátima Cristina Duarte Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO:     A Importância da língua Terena na Educação Escolar Indígena da Aldeia Bananal, minha experiência e minhas dificuldades.

 

DISCENTE: SUZAN KELI FERREIRA BENITES

ORIENTADOR: Fátima Cristina Duarte Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO: A INCLUSÃO DE CRIANÇAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

DISCENTE: Eva Penha Afonso Paz Ribeiro

ORIENTADOR: Fátima Cristina Duarte Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO: A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM IDOSOS, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE VIDA E DE AFETOS, COMBINADOS COM UMA POSIÇÃO PROFISSIONAL DE FUTURA PEDAGOGA

 

DISCENTE: Zilda Fernandes 

ORIENTADOR: Fátima Cristina Duarte Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO: Cantos do povo originário da terra: bem vindo (a) a vida!

 

DISCENTE: Keli Cristina Dorneles da Silva 

ORIENTADOR: Fátima Cristina Duarte Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO: ESTÁGIO EM PEDAGOGIA: REFLEXÕES SOBRE SUA RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA, RELATO DA MINHA EXPERIÊNCIA NA ÁREA INDÍGENA E NA ÁREA URBANA

 

DISCENTE: Darileny Pereira 

ORIENTADOR: Fátima Cristina Duarte Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO: O PAPEL TRANSFORMADOR DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE DIFERENTES ORIGENS ÉTNICAS

 

DISCENTE: Cleonice Alves dos Santos 

ORIENTADOR: Fátima Cristina Duarte Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO: O PAPEL TRANSFORMADOR DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE DIFERENTES ORIGENS ÉTNICAS

 

DISCENTE: Anderson Lopes Silva 

ORIENTADOR: Fátima Cristina Duarte Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO: RELATO DA MINHA EXPERIÊNCIA, ENQUANTO MORADOR DA FURNA DOS BAIANOS, E PARTICIPANTE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO ANCESTRAL

 

DISCENTE: Leo Samuel Gonçalves 

ORIENTADOR: Fátima Cristina Duarte Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO: Relato dos Jogos tradicionais desenvolvidos na Comunidade Indígena Água Branca: lazer, entretenimento, aprendizagem, cultura e arte.

 

DISCENTE: Naely Gabriely Candelária

ORIENTADOR: Fátima Cristina Duarte Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO: RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID E NO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO, TEMPO DE APRENDER, POR ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA DE UFMS, DE AQUIDAUANA, MS.

 

DISCENTE: Rosimeiry Travassos F. Machado 

ORIENTADOR: Fátima Cristina Duarte Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO: RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID E NO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO, TEMPO DE APRENDER, POR ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA DE UFMS, DE AQUIDAUANA, MS.

 

DISCENTE: Dijaime Gouveia da Silva 

ORIENTADOR: Fátima Cristina Duarte Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO: UM OLHAR NA “ESCOLA ESTADUAL 26 DE AGOSTO, CAMPO GRANDE-MS”, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL 

 

DISCENTE: Letícia Maiary De França Leanes

ORIENTADOR: Fátima Cristina Duarte Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO: UM OLHAR SOBRE A PERCEPÇÃO DOS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM NA ÁREA INDÍGENA E NA ÁREA RURAL, RELATO DAS ADVERSIDADES, DE DUAS ACADÊMICAS PARA SE CHEGAR A UNIVERSIDADE.

 

DISCENTE: Natacha Centurião Martinez 

ORIENTADOR: Fátima Cristina Duarte Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO: UM OLHAR SOBRE A PERCEPÇÃO DOS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM NA ÁREA INDÍGENA E NA ÁREA RURAL, RELATO DAS ADVERSIDADES, DE DUAS ACADÊMICAS PARA SE CHEGAR A UNIVERSIDADE.

 

DISCENTE:     Vânia Aparecida de Oliveira

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca

TÍTULO DO TRABALHO: O PROCESSO HISTÓRICO E EMANCIPATÓRIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL – DO LEGADO DE PAULO FREIRE AOS DIAS ATUAIS. 2023.

 

DISCENTE:     Priscila Gambarra de Souza Portocarrero.

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca.

TÍTULO DO TRABALHO: DECOLONIZANDO PENSAMENTOS E HISTÓRIAS DO UNIVERSO FEMININO, UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA: A CONTRIBUIÇÃO DE BELL HOOKS. 

 

DISCENTE:     LUANA FRUTO DE ARRUDA

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca. 

TÍTULO DO TRABALHO: O CUIDADO E A GESTÃO: DOS ENTRELAÇAMENTOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

DISCENTE:     MIRIAM APARECIDA PEREZ AIRES

ORIENTADOR: Franchys Marizete Nascimento Santana

TÍTULO DO TRABALHO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEITOS E DESAFIOS NO ÂMBITO ESCOLAR.

 

DISCENTE: MARLON CORREA DE JESUS  

ORIENTADOR: Franchys Marizete Nascimento Santana

TÍTULO DO TRABALHO: A RELEVÂNCIA DA LUDICIDADE COMO EIXO ARTICULADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

 

DISCENTE:     ANA VITÓRIA NASCIMENTO CURSINO DA SILVA ANA JÚLIA NASCIMENTO

ORIENTADOR: Franchys Marizete Nascimento Santana

TÍTULO DO TRABALHO: VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NA REGIÃO DE MATO GROSSO DO SUL POR MEIO DO PROCESSO EXPLORATÓRIO DA APRENDIZAGEM

 

DISCENTE:     ABILENE AZEVEDO DO CARMO OLIVEIRA E ELAINE GARCETE BARROS.

ORIENTADOR: Franchys Marizete Nascimento Santana

TÍTULO DO TRABALHO: UTILIZAÇÃO DE BRINQUEDOS E JOGOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FERRAMENTAS CONTRIBUTIVAS NO PROCESSO ENSINAR&APRENDER. 

 

DISCENTE: BRUNA MARCELA MELO DE MORAES VINÍCIUS CAVANHA DA COSTA FALCA.    

ORIENTADOR: Franchys Marizete Nascimento Santana

TÍTULO DO TRABALHO: OS ASPECTOS CONTRIBUTIVOS DA LUDICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

 

DISCENTE:     SUELI JOSEFA DA SILVA

ORIENTADOR: Franchys Marizete Nascimento Santana

TÍTULO DO TRABALHO: O BRINCAR COMO INSPIRAÇÃO: SENTIDOS E DESCOBERTAS

 

DISCENTE:     Fernanda da Cunha Ribeiro, MAIQUELY THOMAS

ORIENTADOR: Franchys Marizete Nascimento Santana

TÍTULO DO TRABALHO: O BRINCAR COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

 

DISCENTE FRANCISCA GALDINO PIO:     

ORIENTADOR: Franchys Marizete Nascimento Santana

TÍTULO DO TRABALHO: DESAFIO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

DISCENTE: Evanive Alves da Silva (Pedagogia)

ORIENTADOR: Helen Paola Vieira Bueno

TÍTULO DO TRABALHO: O papel da afetividade no processo de ensino aprendizagem

 

DISCENTE: Luciano Rufino Moraes (Pedagogia)

ORIENTADOR: Helen Paola Vieira Bueno

TÍTULO DO TRABALHO: As dificuldades de aprendizagem e o Transtorno do Espectro Autista-TEA

 

DISCENTE: Alessandra da Silva (Pedagogia)

ORIENTADOR: Helen Paola Vieira Bueno

TÍTULO DO TRABALHO: Como as competências socioemocionais impactam no processo de  ensino-aprendizagem

 

DISCENTE: Sandra Alice Rodrigues da Silva (Administração)

ORIENTADOR: Helen Paola Vieira Bueno

TÍTULO DO TRABALHO: Qualidade de Vida do Administrador

 

DISCENTE: Lizandra Furtado Ramos de Moraes (Administração)

ORIENTADOR: Helen Paola Vieira Bueno

TÍTULO DO TRABALHO: A ansiedade em estudantes universitários em fase de conclusão de curso: um estudo de caso com acadêmicos do curso de Administração da UFMS de Aquidauana-MS.

 

DISCENTE: Mayza Cândido da Silva 

ORIENTADOR: Fátima Cristina Duarte Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO: A arte cerâmica e cestaria na Escola Municipal Indígena Extensão José Balbino e Aldeia Babaçu – Miranda – MS

 

DISCENTE: Michela Firmina da Fonseca

ORIENTADOR: Fátima Cristina Duarte Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO, NA VIDA DOS EGRESSOS DO SISTEMA

 

DISCENTE: Silbia Souza Nascimento 

ORIENTADOR: Fátima Cristina Duarte Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO: A OBSERVAÇÃO DOS VALORES MORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

DISCENTE: Vânia Azevedo Amador dos Santos

ORIENTADOR: Fátima Cristina Duarte Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO: A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS

 

DISCENTE: Thaynara Ramos de Morais 

ORIENTADOR: Fátima Cristina Duarte Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO: AS DIFICULDADES DO ENSINO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS, NA COMUNIDADE INDÍGENA ALDEIA ALDEINHA DE ANASTÁCIO/MS, DURANTE A PANDEMIA.

 

DISCENTE: André de Andrade 

ORIENTADOR: Fátima Cristina Duarte Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO: Dança Terena na Aldeia Lalima, município de Miranda – MS – Bate pau.

 

DISCENTE: Rute Dias Cordeiro da Silva 

ORIENTADOR: Fátima Cristina Duarte Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO: Ensino de Artes Indígena na Escola Polo Municipal Indígena Alexina Rosa Figueiredo

 

DISCENTE: Isa Roberto Reginaldo Braga

ORIENTADOR: Fátima Cristina Duarte Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO: Ensino de Artes “Pinturas e desenhos da Etnia Terena” na Escola Estadual Indígena Ndeti Reginaldo MS

 

DISCENTE: Gilza Sobrinho Valerio

ORIENTADOR: Fátima Cristina Duarte Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO: MÃES INDÍGENAS NO ENSINO SUPERIOR – REFLEXÕES E DESAFIOS

 

DISCENTE: Daliana Carlos Peixoto Machado Dias

ORIENTADOR: Fátima Cristina Duarte Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO: MEU OLHAR, MINHA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO BÍBLICO (MISSÃO UNIEDAS), NOS ENSINAMENTOS EDUCACIONAIS

 

DISCENTE: Maristela Justino Hortêncio 

ORIENTADOR: Fátima Cristina Duarte Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO: O APOIO AS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS   

 

DISCENTE: Juliana Franco Ferreira Melcher) 

ORIENTADOR: Fátima Cristina Duarte Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO: O DESAFIO DO ASSISTENTE PEDAGÓGICO EM TEMPOS DE PANDEMIA

 

DISCENTE: Janaina Cordeiro Francisco

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca

TÍTULO DO TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO FAMILIAR NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

DISCENTE: EDILENE DIAS

ORIENTADOR: EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E ENSINO REMOTO: A REALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ALDEIA LIMÃO VERDE EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19.

TÍTULO DO TRABALHO: Janete Rosa da Fonseca.

DISCENTE: Keslaine Moraes de Freitas    

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca.

TÍTULO DO TRABALHO: O LUGAR DO FEMININO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: Os enfrentamentos e as perspectivas das questões de gênero.

 

DISCENTE: Dalcilene Francisco Caetano

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca

TÍTULO DO TRABALHO: O PAPEL DO PEDAGOGO NA SAÚDE: Dimensões da atuação profissional em uma Unidade Básica de Saúde Indígena

DISCENTE: Eveline Ferreira de Freitas

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca

TÍTULO DO TRABALHO: A BNCC E AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS- Perspectivas, desafios e práxis.

 

DISCENTE: Késia Rodrigues do Carmo.

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca

TÍTULO DO TRABALHO: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Múltiplos olhares, implantação, preconceito e superação.

 

DISCENTE: Valquíria Martines dos Santos:     

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca.

TÍTULO DO TRABALHO: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E SUA CAPACIDADE TRANSFORMADORA: UM OLHAR PARA INCLUSÃO COMO PRÁTICA EMANCIPADORA

 

DISCENTE: Brenda Linhares

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca

TÍTULO DO TRABALHO: Educação Sexual na Escola: Importante e necessária? Ou um caminho para proteção, segurança e cuidados?

 

DISCENTE: Adrieny Mary da Silva Souza

ORIENTADOR: Vera Lucia Gomes

TÍTULO DO TRABALHO: PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO COMO PRINCIPAL FERRAMENTA PEDAGÓGICA E INCLUSIVA. 

 

DISCENTE: BEATRIZ SILVA GOMES. 

ORIENTADOR: Franchys Marizete Nascimento Santana

TÍTULO DO TRABALHO: MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL.

 

DISCENTE: ROSÂNGELA SALES RIBEIRO

ORIENTADOR: Franchys Marizete Nascimento Santana

TÍTULO DO TRABALHO: A RELEVÂNCIA DOS ASPECTOS LÚDICOS PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR ACADÊMICO

 

DISCENTE: ESTEFERSON CARDOSO MALHEIROS.

ORIENTADOR: Franchys Marizete Nascimento Santana

TÍTULO DO TRABALHO: A LUDICIDADE COMO FATOR CONTRIBUTIVO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO: UM OLHAR ACADÊMICO

 

DISCENTE: ANA PAULA OVELAR DA SILVA

ORIENTADOR: Franchys Marizete Nascimento Santana

TÍTULO DO TRABALHO: ASPECTOS CONTRIBUTIVOS DA AFETIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

DISCENTE:  LETÍCIA DA SILVA MARGAREJO

ORIENTADOR: Franchys Marizete Nascimento Santana

TÍTULO DO TRABALHO: BARREIRA LINGUÍSTICA NA EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA TERENA.

 

DISCENTE: PATRICIA KELI FRUTO DOS SANTOS

ORIENTADOR: Franchys Marizete Nascimento Santana

TÍTULO DO TRABALHO: INQUIETAÇÕES PELAARTE: MIRÍADE DE POSSIBILIDADES QUE ABARCAM A PROFISSÃO DOCENTE DE PEDAGOGO

DISCENTE: Crislaine Molina Leite

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca

TITULO DO TRABALHO: A avaliação na educação infantil: compreensão, desenvolvimento e identificações com a infância.

 

DISCENTE: Saádia Corrêa Dias

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca

TITULO DO TRABALHO: A influência do brincar heurístico no desenvolvimento infantil: a importância da brincadeira espontânea

 

DISCENTE: Vânia da Silva Matias

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca

TITULO DO TRABALHO: A ludicidade e sua contribuição no processo ensino-aprendizagem na educação infantil partindo de uma revisão de literatura para a prática

 

DISCENTE: Cíntia Venância Fagundes

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca

TITULO DO TRABALHO: A VERDADEIRA FACE DA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL: EDUCAÇÃO, DESIGUALDADE E POBREZA

 

DISCENTE: Ana Rosa Barboza Lopes

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca

TITULO DO TRABALHO: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PARA ONDE OLHAR?

 

DISCENTE: Fernanda da Silva Miranda

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca

TITULO DO TRABALHO: CARREIRA DOCENTE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DISCENTES SOBRE À GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM PEDAGOGIA E O MERCADO DE TRABALHO

 

DISCENTE: Ariane dos Santos Velasco

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca

TITULO DO TRABALHO: FORMAÇÃO CONTINUADA E SUA TRANSCENDÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA COMO FERRAMENTA DOCENTE

 

DISCENTE: Rosa Nunes

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca

TITULO DO TRABALHO: MULHERES ACADÊMICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA E A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ESTUDO: Uma representação da dinamicidade do universo feminino nos cursos de licenciatura

 

DISCENTE: Cleisdiane Campos Leite Delgado

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca

TITULO DO TRABALHO: O PAPEL DO PROFESSOR FRENTE Á PANDEMIA COM ALUNOS INDÍGENAS

 

DISCENTE: Glaucineide Moreira Marques

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca

TITULO DO TRABALHO: OS ARTEFATOS CULTURAIS E A CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES NO ENSINO SUPERIOR- A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO MANUAL PARA O PEDAGOGO

 

DISCENTE: Julia Caroline Machado de Araujo

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca

TITULO DO TRABALHO: POSSIBILIDADES DE UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

 

DISCENTE: Maysa Fialho de Souza Valejo

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca

TITULO DO TRABALHO: REFLEXÕES SOBRE SER CRIANÇA: Contribuições da Neurociência para a Educação Infantil

 

DISCENTE: Thays Franco dos Santos (Pedagogia)

ORIENTADOR: Helen Paola Vieira Bueno

TÍTULO DO TRABALHO: O desenvolvimento global da criança de 1 a 3 anos: o que dizem pais e professores.

 

DISCENTE: Isadora Fernanda Marques da Silva (Letras)

ORIENTADOR: Helen Paola Vieira Bueno

TÍTULO DO TRABALHO: O ensino remoto e o impacto psicológico causado pela pandemia em alunos de um curso de Letras.

 

DISCENTE: Fabiana Duarte Mendonça (Administração)

ORIENTADOR: Helen Paola Vieira Bueno

TÍTULO DO TRABALHO: Os benefícios da dança no tratamento da depressão e ansiedade e as influências na qualidade de vida do trabalhador.

 

DISCENTE: Istela dos Santos Pereira (Pedagogia)

ORIENTADOR: Helen Paola Vieira Bueno

TÍTULO DO TRABALHO: Volta às aulas presenciais na pandemia da Covid-19: a saúde mental de pais e alunos diante dos novos desafios.

 

DISCENTE: Isabelle Silva Peixoto (Letras)

ORIENTADOR: Helen Paola Vieira Bueno

TÍTULO DO TRABALHO: Cartilha de orientações sobre saúde mental para professores do ensino médio

 

DISCENTE: Tassiara Aristimunha dos Reis (Pedagogia)

ORIENTADOR: Helen Paola Vieira Bueno

TÍTULO DO TRABALHO: A influência  da separação dos pais na aprendizagem dos filhos

DISCENTE: Lizandra Aparecida Cristaldo Gomes

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca

TITULO DO TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA: UMA ABORDAGEM CENTRADA NO PROCESSO FORMATIVO DA CRIANÇA EM TEMPOS DE PANDEMIA

 

DISCENTE: Lídia Aparecida Cabral do Nascimento

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca

TITULO DO TRABALHO: A RELEVÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: A extensão universitária em foco

 

DISCENTE: Olinda Lemes da Silva

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca

TITULO DO TRABALHO: A RELEVÂNCIA DE RESGATAR AS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA GUILHERMINA DA SILVA, NA ALDEIA ALDEINHA, ANASTÁCIO/MS

 

DISCENTE: Katiele Emília Leandro Delgado

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca

TITULO DO TRABALHO: A RELEVÂNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL: FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DIGITAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

 

DISCENTE: Katicilene Pereira Crispim

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca

TITULO DO TRABALHO: DEBATENDO AS PRÁTICAS DOCENTES E SUAS INTERFACES: AS METODOLOGIAS TRADICIONAIS E AS METODOLOGIAS ATIVAS

 

DISCENTE: Liliane Decknes Lino Mesquita

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca

TITULO DO TRABALHO: ENSINO E APRENDIZAGEM DA ORALIDADE E DA ESCRITA: A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

 

DISCENTE: Priscila Carmona da Silva

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca

TITULO DO TRABALHO: INICIAÇÃO Á DOCENCIA: PIBID E ESTÁGIO COMO PRÁTICAS INTEGRADORAS E REFLEXIVAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

 

DISCENTE: Rosinete Aparecida dos Anjos Dobix

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca

TITULO DO TRABALHO: O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO CENARIO DE ESCOLAS RURAIS COM SALAS MULTISSERIADAS: UM FOCO NAS ESCOLAS DOS DISTRITOS DE CAMISÃO E PIRAPUTANGA- MS

 

DISCENTE: Maria Aparecida Dias

ORIENTADOR: Janete Rosa da Fonseca

TITULO DO TRABALHO: SEMEANDO A PSICOLOGIA NO JARDIM DA INFÂNCIA, PARA FLORECER UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

 

DISCENTE: Bruna Eduarda da Silva (Pedagogia)

ORIENTADOR: Helen Paola Vieira Bueno

TÍTULO DO TRABALHO: Dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: o que dizem os professores.

 

DISCENTE: Junielly Rodrigues de Moraes (Pedagogia)

ORIENTADOR: Helen Paola Vieira Bueno

TÍTULO DO TRABALHO: Saúde mental e estresse ocupacional do professor de educação infantil: o que dizem as pesquisas sobre esse temática.

 

DISCENTE: Mayara Milena Marques Martinez (Pedagogia)

ORIENTADOR: Helen Paola Vieira Bueno

TÍTULO DO TRABALHO: Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: o que dizem professores, pais e alunos que convivem com o TDAH.

 

DISCENTE: Rociane Mendes dos Santos (Pedagogia)

ORIENTADOR: Helen Paola Vieira Bueno

TÍTULO DO TRABALHO: Ludicidade na educação infantil em tempos de pandemia através do ensino remoto.

 

DISCENTE: Hevellyn Camila Celestino (Pedagogia)

ORIENTADOR: Helen Paola Vieira Bueno

TÍTULO DO TRABALHO: Os desafios do professor do ensino regular diante do aluno autista.

 

DISCENTE: Cibele Francelino Fialho (Pedagogia)

ORIENTADOR: Helen Paola Vieira Bueno

TÍTULO DO TRABALHO: Brinquedoteca hospitalar: a importância do brincar no ambiente hospitalar

 

DISCENTE: Debora Costa Ibanhes (Pedagogia)

ORIENTADOR: Helen Paola Vieira Bueno

TÍTULO DO TRABALHO: Síndrome de burnout: o esgotamento mental dos docentes

 

DISCENTE: Luziane Gonçalves da Silva (Pedagogia)

ORIENTADOR: Helen Paola Vieira Bueno

TÍTULO DO TRABALHO: Qualidade de vida no trabalho em professores de educação infantil

 

DISCENTE: Silvana Brito da Silva Luz (Pedagogia)

ORIENTADOR: Helen Paola Vieira Bueno

TÍTULO DO TRABALHO: Síndrome de burnout em docentes da educação infantil

 

DISCENTE: Ana Paula Santos (Administração)

ORIENTADOR: Helen Paola Vieira Bueno

TÍTULO DO TRABALHO: Motivação dos acadêmicos do curso de Administração da UFMS/CPAQ em tempos de pandemia relacionada a COVID-19.

 

DISCENTE: Josiele Izabrald de Souza (Administração)

ORIENTADOR: Helen Paola Vieira Bueno

TÍTULO DO TRABALHO: Reflexos do estresse ocupacional na produtividade de trabalhadores.

 

DISCENTE: Sonja Rôa Cassiano (Administração)

ORIENTADOR: Helen Paola Vieira Bueno

TÍTULO DO TRABALHO: Depressão em calouros e veteranos do curso de Administração: relatos de uma pesquisa

Artigos e Publicações do Curso

Autores: DIAS, W. M. ; FONSECA, J. R. . 

Título: NOS RASTROS DA CULTURA NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS. 

Local da publicação: REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES – GEPFIP, v. 1, p. 24-34, 2024. 

 

Autores: FERREIRA, E. M. ; FONSECA, J. R. . 

Título: IDENTIDADE NA DIÁSPORA: UMA ANÁLISE À LUZ DOS ESTUDOS CULTURAIS E DAS DINÂMICAS MIGRATÓRIAS. 

Local da publicação: REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES – GEPFIP, v. 1, p. 51-67, 2024. 

 

Autores: CARNEIRO, T. M. ; FONSECA, J. R. . 

Título: EDUCAÇÃO, SUJEITOS E LUGAR DE FALA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS. 

Local da publicação: REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES – GEPFIP, v. 1, p. 112-129, 2024. 

 

Autores: SANTOS, C. R. ; FONSECA, J. R. 

Título: Tempo, disciplina e poder em Machado de Assis: a escola no Brasil oitocentista. 

Local da publicação: GRAU ZERO, v. 12, p. 123-142, 2024. 

 

Autores: FONSECA, Janete Rosa; RODRIGUES DOS SANTOS, CLEYTON .

Título: LONGE DOS OLHOS E DO CONTROLE: A ESCRAVIDÃO URBANA EM RIO CLARO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX. 

Local da publicação: REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES – GEPFIP, v. 2, p. 9-29, 2024. 

 

Autores: GAMBARRA DE SOUZA PORTOCARRERO, PRISCILA ; FONSECA, Janete Rosa . 

Título: DISCURSO FEMINISTA NAS TIRINHAS DA MAFALDA – LITERATURA, LINGUAGENS, DISCURSOS E REPRESENTAÇÕES QUE DESAFIAM O MACHISMO ESTRUTURAL. 

Local da publicação: REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES – GEPFIP, v. 2, p. 186-193, 2024.  

 

Autores: SALES SANTANA, SALÉDJA ALANA ; FONSECA, Janete Rosa . 

Título: A IDENTIDADE DO SUJEITO, PODER, POLÍTICAS E OUTRAS ABORDAGEM: QUANDO A INFÂNCIA VAI ALÉM DO AUTISMO. 

Local da publicação: REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES – GEPFIP, v. 2, p. 207-216, 2024. 

 

Autores: MAGDALENA, LAURA MARIN LUGO ; FONSECA, Janete Rosa da .

Título: O CORPO, A IGREJA E O SAGRADO: O CORPO EM FOCO. 

Local da publicação: REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES – GEPFIP, v. 2, p. 126-139, 2024. 

 

Autores: SANTOS, DÉBORA CARMO ; FONSECA, Janete Rosa da . A 

Título: CULTURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA MULHER NO MUNDO PATRIARCAL. 

Local da publicação: REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES – GEPFIP, v. 2, p. 217-225, 2024. 

 

Autores: GOMES, JHONATAN CAMARA ; FONSECA, Janete Rosa da .

Título: TENSIONANDO NORMAS E PRÁTICAS: PERCEPÇÕES E DESAFIOS DE PROFESSORES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE EM UMA ESCOLA PÚBLICA. 

Local da publicação: REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES – GEPFIP, v. 2, p. 236-250, 2024. 

 

Autores: MACHADO SANTOS FERNANDES, ELLEN MARIA ; ROSA DA FONSECA, JANETE . 

Título: A REPRESENTAÇÃO POLÍTICA DAS MULHERES EM MATO GROSSO DO SUL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA E INTERSECCIONAL. 

Local da publicação: REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES – GEPFIP, v. 2, p. 47-58, 2024. 

Autores: SANTOS, A. S.; SANTOS, C. L. V.; GOMES, V. L.. 

Título: A Avaliação da Aprendizagem na Educação Especial: Breves Apontamentos. 

Local da publicação: REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES – GEPFIP. v.2, p.133 – 148, 2023. 

 

Autores: GOMES, V. L.; CASTRO, R. F. S. R.; DRULIS, P. B. L 

Título. O cenário da inclusão educacional a partir do encaminhamento escolar para identificação de altas habilidades/superdotação.

Local da publicação: QUAESTIO: REVISTA DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO. v.25, p.1 – 18, 2023.

 

Autores: GOMES, V. L.; SILVA, F. F.; BERNAL, B. L.. 

Título: O Ensino de Ciências na Sala de Recursos Multifuncionais para Alunos com Transtorno do Espectro Autista.

Local da publicação: REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES – GEPFIP. v.2, p.47 – 60, 2023.

 

Autores: GOMES, VERA LUCIA. 

Título OS PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: DESAFIOS PARA O USO DAS TECNOLOGIAS E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO.

Local da publicação: REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES – GEPFIP. v.1, p.141 – 157, 2023.

 

Autores: GOMES, V. L.; SOUSA, L. P. F.; SOUZA, A. M. S..

Título Plano Educacional Individualizado como Principal Ferramenta Pedagógica e Inclusiva.

Local da publicação: REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES – GEPFIP. v.2, p.19 – 33, 2023. 

 

Autores: GOMES, I. M.; BASTOS, W. L.; GOMES, V. L

Título Transtorno do Espectro Autista e os Desafios da Inclusão no Mercado de Trabalho.

Local da publicação: REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES – GEPFIP. v.2, p.105 – 118, 2023.

 

Autores JESUS, V. ; CARVALHO, L. F. ; CASTRO, R. F. S. R. . 

Título: FLEXIBILIZAÇÃ DAS METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 

Local da publicação: REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES – GEPFIP, v. 2, p. 1-148, 2023.

 

Autores: ORMUNDO1, H. L. ; OLIVEIRA2, P. L. M. ; CASTRO, R. F. S. R. .

Título: O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM ESTUDO SOBRE INCLUSÃO. 

Local da publicação: REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES – GEPFIP, v. 2, p. 1-148, 2023. 

 

Autores: MORAES, J. F. ; ARRUA, M. T. S. ; CASTRO, R. F. S. R. . 

Título: OS DESAFIOS DO PROFESSOR NA INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA REGULAR. 

Local da publicação: REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES – GEPFIP, v. 2, p. 1- 148, 2023. 

 

Autores: CRUZ, C. F. ; SANTOS, R. L. ; CASTRO, R. F. S. R. . 

Título: INCLUSÃO DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR: UMA BREVE REVISÃO DA LITERATURA.

Local da publicação: REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES – GEPFIP, v. 2, p. 1-148, 2023. 

 

Autores: MAIA, Janaina Nogueira; BROSTOLIN, M. R. . 

Título: Culturas infantis de crianças pantaneiras em contexto escolar: o protagonismo como elemento de desenvolvimento da cultura local. 

Local da publicação: INTERAÇÕES, v. v. 24, p. 343, 2023. 

 

Autores: SILVA, CAMILA FERREIRA DA ; MAIA, JANAINA NOGUEIRA . 

Título: A construção histórica e social da infância: um diálogo entre alguns dos principais pesquisadores contemporâneos que estudam temas relacionados à cultura das crianças e à/s infância/s. 

Local da publicação: SÉRIE-ESTUDOS, v. 28, p. 49-68, 2023. 

 

Autores: BARBOSA DA SILVA, MAGDA ; NOGUEIRA MAIA CARVALHO, JANAÍNA ; FERREIRA DA SILVA, CAMILA . 

Título: ALFABETIZAR LETRANDO: AÇÕES EXTENSIONISTAS COM CRIANÇAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE AQUIDAUANA/MS. 

Local da publicação: REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES – GEPFIP, v. 1, p. 111-125, 2023. 

 

Autores: CORREA DE JESUS, MARLON ; NOGUEIRA MAIA CARVALHO, JANAÍNA. 

Título: AS CRIANÇA/S E A/S INFÂNCIA/S NO CINEMA: um projeto de Extensão para des/ver conceitos. 

Local da publicação: REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES – GEPFIP, v. 1, p. 322-337, 2023. 

 

Autores: TADEU, P. J. A. ; RIBEIRO, M. C. ; KAYA, M. ; TAKUNYACI, M. ; FONSECA, J. R. ; CARMONA, David Arenas . 

Título: Three continents, three countries. 

Local da publicação: Ijeri-International Journal Of Educational Research And Innovation , p. 52-66, 2023. 

 

Autores: FONSECA, J. R.; NASCIMENTO, A. C. . 

Título: PERSPECTIVAS DECOLONIAIS ATRAVÉS DAS NARRATIVAS E IMAGENS DOS POVOS ORIGINÁRIOS: A QUESTÃO DA INTERCULTURALIDADE CRÍTICA. 

Local da publicação: REVISTA PANORÂMICA, v. 40, p. 146-166, 2023. 

 

Autores: FONSECA, J. R.; FERNANDES, E. M. M. S. 

Título: O ensino de ciências no Estado de Mato Grosso do Sul: a interface da identidade pantaneira presente no currículo. 

Local da publicação: COM A PALAVRA, O PROFESSOR, v. 08, p. 351-364, 2023. 

 

Autores: ROSENDO, A. S. ; FONSECA, J. R. 

Titulo: Interlocuções entre os estudos culturais e a decolonialidade: Uma análise da experiência do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu da Universidade Federal da Grande Dourados. 

Local da publicação: CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 16, p. 22026-22050, 2023. 

 

Autores: FERNANDES, E. M. M. S. ; FONSECA, JANETE ROSA DA . 

Título: EDUCAÇÃO DIFERENCIADA: UMA RELAÇÃO ENTRE GÊNERO, DIREITOS HUMANOS, AMBIENTE ESCOLAR E A VIOLAÇÃO DESSES DIREITOS. 

Local da publicação: REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES – GEPFIP, v. 1, p. 4-107, 2023. 

Autores: GOMES, V. L.; FURTADO, R. A.; CASTRO, R. F. S. R.. 

Título O monitoramento e avaliação da Meta 4 do Plano Nacional de Educação 2014-2024: contribuições para o debate.

Local da publicação: TEIAS (RIO DE JANEIRO. IMPRESSO). v.23, p.320 – 336, 2022.

 

Autores: CARMONA, David Arenas ; FONSECA, J. R. ; TADEU, P. J. A. 

Título: Experiências didático-pedagógicas em tempos emergenciais: Vozes e percepções de alunos Lusos e brasileiros. 

Local da publicação: REVISTA PANORÂMICA, v. 35, p. 198-216, 2022. 

 

Autores: ROCHA, R. M. M. N. Y. ; NEZ, E. ; FONSECA, JANETE ROSA DA .

Título: O PAPEL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA INTEGRAÇÃO DOS POVOS LATINO-AMERICANOS. 

Local da publicação: HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 09, p. 95-108, 2022. 

 

Autores: ROSENDO, A. S. ; FONSECA, J. R. 

Título: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: a realidade do estado de Mato Grosso do Sul.

Local da publicação: REVISTA EVENTOS PEDAGÓGICOS, v. 13, p. 633-652, 2022. 

 

Autores: NEZ, E. ; FONSECA, J. R. ; SIEBIGER, R. H. 

Título: DEZ ANOS DE HISTÓRIA DO GEU/UNEMAT/UFMT: UM GRUPO, MÚLTIPLOS CAMINHOS. 

Local da publicação: REVISTA PANORÂMICA, v. 36, p. 41-54, 2022. 

 

Autores: SANTANA, F. M. N.; MALHEIROS, E. C.
Título: A LUDICIDADE COMO FATOR CONTRIBUTIVO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO: UM OLHAR ACADÊMICO. 

Local da publicação: REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES – GEPFIP. v.1, p.143 – 158, 2022. 

 

Autores: CARMONA, D. A. ; FERREIRA CUNHA, F. C. D. 

Título: A presença dos povos indígenas no Ensino Superior. 

Local da publicação: REVISTA EVENTOS PEDAGÓGICOS, v. 01, p. 01, 2022.

AUTORES:  Janete Rosa da Fonseca; Lovania Roehrig Teixeira; David Arenas Carmona

TITULO: O socioconstrutivismo, a literacia e o trabalho com TICs durante a pandemia de Coronavírus em 2020

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: TEXTO LIVRE/UFMG


AUTORES: Julia Caroline Machado de Araujo; Janete Rosa da Fonseca

TITULO: POSSIBILIDADES DE UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Revista Panorâmica –UFMT


AUTORES: Janete Rosa da Fonseca; Priscila Rosa da Fonseca; David Arenas Carmona

TITULO: Elasticidade do social: a relação saúde-educação e o disciplinamento dos corpos docente/discente impostos pela pandemia COVID-19 na cultura pantaneira.


FONSECA, JANETE ROSA. Autodeterminação e desejo de transformar a realidade: a criança como ator fundamental da mudança social.  In: CARVALHO, J. N. M. et al. (orgs.). Criança/s e infância/s no cinema: possibilidade de des/ver conceitos. Campo Grande: Vezevoz, 2021.


FONSECA, JANETE ROSA. CARMONA, David Arenas. FONSECA, Priscila Rosa da A escalada do ere na educação superior ou os riscos de naturalizar a ausência de interação professor –aluno no processo ensino aprendizagem: o medo, a angústia e a criatividade em perspectiva In: DE NEZ, Egeslaine, QUINTANILHA, Andreia (orgs.). História e memórias de docentes e discentes em tempos de pandemia Coleção Relatos das experiências docentes e discentes em tempos de pandemia.  Curitiba, CRV, 2021.


BUENO, H. P. V. e TUTYA, S. T. B. O quarto de Jack: relatos de uma análise psicológica. In: CARVALHO, J. N. M. et al. (orgs.). Criança/s e infância/s no cinema: possibilidade de des/ver conceitos. Campo Grande: Vezevoz, 2021.


BUENO, H. P. V. et al. Qualidade de vida e o impacto do absenteísmo-doença em professores das escolas municipais de Aquidauana, MS, Brasil. In: FRANCO, A. A. e LAUDELINO NETO, A. (orgs.). Qualidade de vida e trabalho: conceitos e interfaces no contexto da pesquisa científica. Ituiutaba, MG : Editora Barlavento, 2021.


SOUZA, L. T. de.; BALBO, V. R. e BUENO, H. P. V. Entrevista: Carreira e desafios da docência de psicologia em época de pandemia. Revista Laborativa. V. 10. N. 2. P 107-111, 2021.

2024

Autora: GOMES, V. L. 

Título: A privatização da Educação Especial no Estado de Mato Grosso do Sul In: Estado, Política e Gestão da Educação Básica em Diálogo, ed.1. CAMPO GRANDE: Editora Vez e Voz, 2024, v.198, p. 115 – 132. 

Autores: Neres, Celi Corrêa; Galvão, Paulo Eduardo Silva; GOMES, Vera Lúcia. 

Título: Pesquisas no campo da Educação Especial em programas de pós-graduação em Mato Grosso do Sul: tendências e recortes In: Pesquisas em Educação Especial: cenários e perspectivas do GT 15 da ANPEd Centro-Oeste, ed.1: Encontrografia Editora, 2024, p. 65 – 81. 

Autores: MAIA, Janaina Nogueira; SILVA, C. F. (Org.) ; ADEGAS, F. V. C. (Org.) 

Título: DIÁLOGOS COM A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA: MÍDIAS, ESCOLA, CINEMA, LINGUAGENS E QUESTÕES INTERDISCIPLINARES. 1. ed. Campo Grande: Editora UFMS, 2024. 324p. 

Autores: MAIA, JANAINA NOGUEIRA; SILVA, M. B. 

Título: ALFABETIZAR LETRANDO: AÇÕES EXTENSIONISTAS COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE AQUIDAUANA/MS. In: Janaina Nogueira Maia Carvalho, Fernanda Victória Cruz Adegas, Camila Ferreira da Silva. (Org.). A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA: MÍDIAS, ESCOLA, CINEMA, LINGUAGENS E DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES. 1ed.Campo Grande: Editora UFMS, 2024, v. 1, p. 236-257. 

Autores: MAIA, JANAINA NOGUEIRA; GOMES, N. S. 

Título: A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA: AÇÕES E PROTAGONISMO DA CRIANÇA E DA INFÂNCIA. In: Janaina Nogueira Maia Carvalho, Fernanda Victória Cruz Adegas, Camila Ferreira da Silva. (Org.). A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA: MÍDIAS, ESCOLA, CINEMA, LINGUAGENS E DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES. 1ed.Campo Grande: Editora UFMS, 2024, v. 1, p. 174-202. 

Autores: MAIA, JANAINA NOGUEIRA; BROSTOLIN, M. R. 

Título: CULTURAS INFANTIS DE CRIANÇAS PANTANEIRAS: entrelaçamentos com a Sociologia da Infância. In: Marta Regina Brostolin. (Org.). SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: temos contemporâneos de pesquisa. 1ed.Campo Grande: VEZEVOZ, 2024, v. 1, p. 43-74. 

Autores: MAIA, JANAINA NOGUEIRA; PUERTA, L. S. M. 

Título: A PRÁTICA DOCENTE NA PESRPECTIVA DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA: processos interdisciplinares em questão. In: Marta Regina Brostolin. (Org.). SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: temos contemporâneos de pesquisa. 1ed.Campo Grande: VEZEVOZ, 2024, v. , p. 133-144. 

Autores: MAIA, JANAINA NOGUEIRA; ADEGAS, F. V. C. 

Título: CRIANÇAS MIDIÁTICAS: UMA ANÁLISE SOB O VIÉS DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E DOS NOVOS LETRAMENTOS. In: Janaina Nogueira Maia Carvalho, Fernanda Victória Cruz Adegas, Camila Ferreira da Silva. (Org.). A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA: MÍDIAS, ESCOLA, CINEMA, LINGUAGENS E DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES. 1ed.Campo Grande: Editora UFMS, 2024, v. 1, p. 299-314. 

Autores: FONSECA, J. R.

Título: A INSERÇÃO DO ADOLESCENTE NO SEU UNIVERSO CULTURAL: QUANDO SE VESTE SAIA. In: Janaina Nogueira Maia Carvalho; Fernanda Victória Cruz Adegas; Camila Ferreira da Silva. (Org.). DIÁLOGOS COM A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA: MÍDIAS, ESCOLA, CINEMA, LINGUAGENS E QUESTÕES INTERDISCIPLINARES. 1ed.Campo Grande: UFMS, 2024, v. 1, p. 220-235. 

Autora: FRANCELLINO, S. M. R. L.

Título: Movimento Pendular Estudantil na fronteira Brasil x Paraguai In: Saúde naFfronteira bRASIL – Paraguai – Teritorialidades e intersetorialidades nas estratégias de cuidado e e educação em Saúde.1 ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2024, p. 01-.

2023

Autora: GOMES, V. L.

Título: A inclusão escolar em Mato Grosso do Sul e o Plano Estadual de Educação, ed.1. Campo Grande: Editora UFMS, 2023, v.1., p.295. 

Autores: ROSENDO, A. S. ; FONSECA, J. R. 

Título: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: A REALIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. In: Jader Luís da Silveira. (Org.). Educação em partes: Estudos e Investigações. 1ed.FORMIGA-MINAS GERAIS: UNIESMERO, 2023, v. 04, p. 43-63. 

Autora: SANTANA, F. M. N. 

Título: Aspectos contributivos da interdisciplinaridade, ludicidade e metodologias ativas no processo de ensinar e aprender na diversidade cultural: a criança indígena em destaque In: Aspectos contributivos da interdisciplinaridade, ludicidade e metodologias ativas no processo de ensinar e aprender na diversidade cultural: a criança indígena em destaque.1 ed.São Paulo: Cortez, 2023, v.1, p. 57-72. 

Autores: FERREIRA CUNHA, F. C. D.; PEDRO, S. L. 

Título: A ARTE DA CERÂMICA NA ALDEIA CACHOEIRINHA, MUNICÍPIO DE MIRANDA-MS/BRASIL. Pesquisa em Educação v. 01, p. 01-213, 2023.

2022

Autores: FURTADO, R. A.; GOMES, V. L.. 

Título: As pessoas com deficiência e a materialização do direito à educação In: O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA, ed.1. Campo Grande: Editora UFMS, 2022, v.1, p. 36 – 64. 

Autores: GOMES, V. L. ; CASTRO, R. F. S. R. 

Título: O contexto da educação escolar de crianças e adolescentes com deficiência: das políticas públicas ao espaço escolar. 0. ed. Campo Grande/MS: Ed. UFMS, 2022. v. 0. 176p.

Autores: CASTRO, R. F. S. R.; GOMES, V. L. (Org.)  

Título: O contexto da educação escolar de crianças e adolescentes com deficiência: das políticas públicas ao espaço escolar. 0. ed. Campo Grande/MS: Ed. UFMS, 2022. v. 0. 176p.

Autores: MAIA, Janaina Nogueira; ADEGAS, F. V. C. ; SILVA, C. F. ; BECK, M. C. 

Título: A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA: POSSIBILIDADE/S DE VOZ E AÇÃO DA CRIANÇA E SUA/S INFÂNCIA(S). 1. ed. Campo Grande: UFMS, 2022. v. 1. 223p.

Autores: TENORIO, C. ; MAIA, Janaina Nogueira.

Título: A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA: POSSIBILIDADE/S DE VOZ E AÇÃO DA CRIANÇA E SUA/S INFÂNCIA(S). In: Janaína Nogueira Maia Carvalho; Fernanda Victória Cruz Adegas; Camila Ferreira da Silva; Marta Regina Brostolin. (Org.). A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E A CRIANÇA MIDIÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES. 1ed.Campo Grande: UFMS, 2022, v. 1, p. 193-210.

 

Autores: FONSECA, J. R.; CARMONA, David Arenas . 

Título: A Decolonialidade em Questão: a necessidade de uma Pedagogia pautada no multiculturalismo. In: Fábio da Silva Sousa; Helen Paola Vieira Bueno. (Org.). Sujeitos e linguagens : novos olhares dos estudos culturais. 1ed.Campo Grande: UFMS, 2022, v. 1, p. 08- 362. 

Autores: FONSECA, J. R.; CARMONA, David Arenas . 

Título: INCLUSÃO SOCIAL E INCLUSÃO ESCOLAR: RESSIGNIFICAR O PAPEL DA EDUCAÇÃO OU ESPERAR RESPOSTAS?. In: Vera Lucia Gomes; Rita de Fátima da Silva Rosas de Castro. (Org.). O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIADAS POLÍTICAS A O ESPAÇO ESCOLAR:. 1ed.Campo Grande: UFMS, 2022, v. 1, p. 14-168. 

Autores: ANDRADE, Luci Carlos de. 

Título: O verso e o reverso da formação de professores inciantes na Educação Infantil. In: Otília Maria

Alves da Nóbrega Alberto Dantas. (Org.). Docência na Educação Superior: Formação e Prática. 1ed.Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2022, v. 1, p. 7-362.

 

Autores: FRANCELLINO, S. M. R. L.; ALMEIDA, L. P.
Título: A Categoria Ontológica da Mediação e a Psicologia Social In: PSICOLOGIA SÓCIO- HISTÓRICA- BASES EPISTEMOLÓGICAS, CATEGORIAS FUNDAMENTAISE INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS.1 ed.GOIAS: PUC, 2022, v.1, p. 01-488. 

Autores: CRESCENCIO, K. E.; FRANCELLINO, S. M. R. L.
Título: Compreendendo a revalidação do diplomas para refugiados e migrantes In: Expressões Acadêmicas e diálogos sobre migração,refúgio e politicas sociais vol.2.1 ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2022, v.2, p. 15-421. 

Autores: FERREIRA CUNHA, F. C. D.; NASCIMENTO, E. M. C. ; SANTOS, A. S. ; ARAUJO, B. R. N. ; JESUS, K. F. ; BEZERRA, R. S. 

Título: PESQUISAS EM TEMAS DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Belém-PA 2022. 01. ed. Belém/PA: RFB Editora, 2022. v. 01. 39p . 

Autores: FERREIRA CUNHA, F. C. D.; SANTOS, A. S. ; 

Título: NASCIMENTO, E. M. C. ; JESUS, K. F. ; BEZERRA, R. S. . PESQUISAS EM TEMAS DE CIÊNCIAS HUMANAS. 01. ed. Belém/PA: RFB Editora, 2022. v. 01. 71p. 

Autores: SANTOS, A. S. FERREIRA CUNHA, F. C. D. ; NASCIMENTO, E. M. C. ; ARAUJO, B. R. N. 

Título: O currículo moderno e a formação de professores. O CURRÍCULO MODERNO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 01ed.Belém/PA: RFB Editora, 2022, v. 06, p. 01-100. 

Autores: SANTOS, A. S. ; FERREIRA CUNHA, F. C. D. ; ELEOTERIO, V. R. F.  Título: A mulher indígena Terena no ensino superior: tensões e possibilidades. A mulher Indígena Terena no Ensino Superior: Tensões e possibilidades. 01ed.: Editora Científica Digital, 2022, v. 1, p. 10-21. 

Autores: SANTOS, A. S. ; NASCIMENTO, E. M. C. ; FERREIRA CUNHA, F. C. D. 

Título: Religião e escola ocidental: a interferência na cultura dos indígenas da etnia Terena no município de Aquidauana/MS. Religião e escola ocidental: a interferência na cultura dos indígenas da etnia Terena no município de Aquidauana/MS. 01ed.Belém/PA: RFB Editora, 2022, v. 05, p. 01-71.