Os Laboratórios de “ARTE E LUDICIDADE EM CULTURAS DIVERSIFICADAS e de “PEDAGOGIA” funcionam em um único espaço institucional e multidisciplinar tendo por objetivo proporcionar formação profissional aos estudantes de graduação do Curso de Pedagogia e demais interessados.
Tem por objetivo mapear, descrever e registrar os conhecimentos culturais, em relação às manifestações artísticas e lúdicas bem como confecção de materiais, brincadeiras, jogos, brinquedos, músicas, pinturas e danças oriundos das comunidades: Indígena, Pantaneira, Quilombola, Ribeirinhas, Rural, Japonesa, Paraguaia, dentre outras que possuem um significativo número de habitantes e contribuem para a formação da cultura regional. Atualmente existem inúmeros materiais confeccionados por acadêmicos do curso de Pedagogia. Esses recursos auxiliam metodologicamente os conteúdos a serem trabalhados de forma mais significativa considerando que possui elementos peculiares do contexto vivenciado. Neste ambiente são ministradas aulas das disciplinas do curso, oficinas e cursos a professores e discentes da rede pública de ensino da região. Inclusive fazendo uso também de materiais recicláveis para a confecção de recursos pedagógicos e brinquedos que posteriormente serão utilizados em projetos, estágios e atividades desenvolvidas nas instituições de ensino.
Responsável Técnico: Profª Dra. Franchys Marizethe Nascimento Santana
O Laboratório de Ações Docentes Inclusivas – LABAC foi recriado em 29 de Junho de 2022, no Campus de Aquidauana uma vez que desde 2014 funcionava no Campus de Ponta Porã. Justificou-se (29/06/22) a proposta pela necessidade de uma abordagem em pesquisa e estudos que privilegiasse: apropriação de conteúdos e empoderamento dos professores que atuam na escola regular, bem como no reconhecimento da experiência acumulada pelos professores/profissionais que atuam nas APAEs, com relação a definições e conceitos sobre currículo na Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, os tipos de adequações curriculares e o acesso ao currículo para estudantes público-alvo da Educação Especial. Objetivo Geral é promover a socialização de produção científica desenvolvida no Grupo de Estudos em Acessibilidade, vinculado ao LABAC, criação de materiais didático.
Responsável Técnico: Profa. Dra. Rita de Fátima da Silva
Laboratório Manoel de Barros: Imaginação Infanto-Poética é um nome que evoca a essência do trabalho do poeta. Ele sugere um espaço de exploração e criatividade onde a visão infantil e poética são o foco central, refletindo a maneira como o Poeta Manoel de Barros celebra e investiga a pureza e a originalidade da infância por meio da poesia.
A referência a Barros reforça a conexão com sua celebração da pureza e originalidade da visão infantil, sugerindo um ambiente que valoriza e explora essas qualidades por meio das poesias. Além de capturar a essência da poesia do Poeta, o nome “Laboratório Manoel de Barros: Imaginação Infanto-Poética” também sugere várias dimensões importantes:
Portanto, esse Laboratório, propõe um ambiente que vai além da mera apreciação da poesia, oferecendo um espaço para investigar e experimentar com a imaginação e a criatividade infantil, alinhando-se com os temas centrais da obra de Manoel de Barros.
Responsável Técnico: Profa. Dra. Janaina Nogueira Maia Carvalho