Pedagogia promoverá congresso para discutir os novos desafios da formação docente

Entre os dias 23 a 27 de novembro, o Curso de Pedagogia da UFMS, Campus de Aquidauana, promoverá o I Congresso Online Internacional de Educação da UFMS/CPAQ (CIED).

O evento discutirá uma pauta atual e importante, com o tema “A necessidade de se reinventar em meio a cenários desafiadores e a formação docente em discussão”. A programação também já está definida e conta com palestrantes de várias regiões do Brasil e de Portugal, abordando temas relevantes na atualidade.

Os interessados em submeter trabalho para apresentação no congresso poderão enviar seu artigo até o dia 18 de novembro, nas seguintes áreas temáticas: história, sociedade, linguagens, sujeitos, cultura e educação; formação de professores e interdisciplinaridade; educação, diversidade cultural e movimentos sociais; educação especial e inclusiva.

Uma das organizadoras do evento, a professora Janete destaca o cenário de atualização constante que vive o professor, e como pensar nisso durante sua formação, como tópicos fundamentais no desenvolvimento do I CIEDCPAQ. “No século XXI, e devido ao crescimento exponencial das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), as pessoas vivem numa era tecnológica sem precedentes. Em todas as áreas e em todos os contextos, temos um contato diário com a tecnologia, com acesso a um leque quase infinito de informação. Essa dinâmica requer uma atualização constante no modo como estudamos, trabalhamos, comunicamos e socializamos dentro de uma escala extraordinária. Por isso, e mais ainda nos tempos que passamos, com a pandemia COVID-19 a alterar completamente as nossas vidas e a Educação, é fundamental saber aproveitar a evolução das tecnologias, obrigando a nós, os promotores da Educação, a estarmos atentos às mudanças que a sociedade introduziu fora da sala de aula, para assim sabermos transportar para dentro da sala, seja em ambiente síncrono ou assíncrono”, explicou a professora.

As inscrições são gratuitas e limitadas a 350 vagas, com direito a certificado de 40 horas. Podem se inscrever estudantes de graduação, de pós-graduação, profissionais da educação e de áreas afins. As inscrições e as normas para submissão de artigos estão disponíveis no site do evento,  https://www.even3.com.br/CIEDCPAQ.

O evento está sendo organizado pelas professoras Janete Rosa da Fonseca e Fátima Cristina Duarte Ferreira Cunha, além de contar com a parceria de todos os docentes do curso, que estão envolvidos para oferecer um evento de qualidade aos acadêmicos e a toda a comunidade externa participante. A transmissão acontecerá pelo site streamyard.

As atividades serão transmitidas pela página do evento no Facebook. Já as apresentações de trabalho serão realizadas via Google Meet. A comissão organizadora disponibilizará os links aos participantes inscritos.

Dúvidas adicionais sobre o evento podem ser esclarecidas entrando em contato com a professora Janete Rosa da Fonseca, pelo e-mail janete.fonseca@ufms.br.

Veja abaixo a programação completa do evento:

Programação I Congresso Internacional de Educação

Download (PDF)