Pedagogia Indígena – Histórico do Curso
HISTÓRICO
O curso de Pedagogia Intercultural Indígena foi elaborado e será implantado em 2024 para atender à demanda de formação de professores indígenas para a Educação Infantil e as séries iniciais (1 a 5) do Ensino Fundamental, garantindo a especificidade dos conteúdos voltados para as necessidades das escolas indígenas. A forma de ingresso do curso é pelo Processo Seletivo Vestibular UFMS com comprovação de pertencimento indígena, conforme procedimentos de cada Edital anual de ingresso.Dessa forma, a UFMS amplia a formação de professores indígenas para toda a Educação Básica, considerando que o curso de Licenciatura Intercultural Indígena – Habilitação Linguagens forma para as séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Essa formação será também estendida, posteriormente, para as áreas de Ciências Sociais, Ciências da Natureza e Matemática.
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
- O curso funciona na modalidade da Pedagogia da Alternância com período letivo na Universidade – TEMPO UNIVERSIDADE e realização de atividades acadêmicas nas comunidades indígenas – TEMPO COMUNIDADE com acompanhamento nos Pólos de Atendimento nos municípios de Dois Irmãos do Buriti e Miranda.
- Modalidade do curso (tipo de curso): Licenciatura
- Título acadêmico conferido: licenciado em pedagogia intercultural indígena
- Modalidade de ensino: pedagogia da alternância
- Regime de matrícula: matrícula semestral por disciplinas.
- Tempo de duração; UFMS: mínimo 8 semestres, máximo 12 semestres
- Carga horária3.201 horas-aula
- Número de vagas: 50 (quarenta)
- Número de turmas: 01
- Turno de funcionamento: período integral e sábado manhã e tarde
- Local de funcionamento: Campus de Aquidauana/CPAQ
- Forma de ingresso: vestibular UFMS
PROFISSÃO: Pedagogia Intercultural Indígena
ATIVIDADES INERENTES: Magistério na Educação Infantil
ÁREAS DE ATUAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL: Professor da Educação Infantil e Séries Iniciais (1 a 5) do Ensino Fundamental em escolas indígenas
FORMAÇÃO: O curso de Licenciatura em Pedagogia Intercultural Indígena destina-se à formação de professores indígenas do Território Etnoeducacional Povos do Pantanal para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos em comunidades e instituições indígenas e de apoio aos povos indígenas.