Republicação: Estudantes e professores têm até 9 de agosto para avaliar disciplinas do primeiro semestre de 2026

Postado por: Thaís Lara Lacerda

“A avaliação das disciplinas do primeiro semestre letivo deste ano está aberta até 9 de agosto para estudantes de graduação presencial e a distância, de mestrado e doutorado, e de residências e professores.

A participação é anônima e uma oportunidade para contribuir com a identificação de potencialidades e o aprimoramento das políticas institucionais, destaca a presidente da Comissão Própria de Avaliação, Luciana Montera. “Avaliar as disciplinas cursadas é, antes de tudo, uma oportunidade que temos para fortalecer nossa Instituição, que busca, em todos os detalhes, cada vez mais a excelência em nossas atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo”.

Na avaliação realizada no ano passado, os estudantes atribuíram notas positivas ao desempenho dos professores e às disciplinas ofertadas. Os professores receberam nota máxima em conduta ética, o respeito e o relacionamento além de  didática, competência técnica e domínio de conteúdo, com 83,8% e 80,7% respectivamente. “A excelência do ensino é reconhecida por quem mais importa: nossos estudantes”, ressalta Luciana.

Além de avaliarem as disciplinas, os professores também respondem a uma autoavaliação e a questões relacionadas à conduta ética, à participação e à assimilação do conteúdo apresentado. “Essas questões colaboram para o autodiagnóstico e a melhoria na oferta de disciplinas”, pontua Luciana.

O formulário reúne questões sobre a forma como as disciplinas foram ministradas, o cumprimento da ementa, os prazos de divulgação das notas, além do desempenho e da atuação dos professores e da autoavaliação dos estudantes.”

Texto: Rúbia Pedra

Matéria original no link: https://www.ufms.br/estudantes-e-professores-tem-ate-9-de-agosto-para-avaliar-disciplinas-do-primeiro-semestre-de-2026/