PANTANAL É TEMA DE AULA DE CAMPO NO CURSO DE GEOGRAFIA

Postado por: Diego Almeida Oliveira

Nos dias 15 e 16 de novembro, os acadêmicos do 2° semestre do Curso de Geografia Licenciatura (disciplina de Geomorfologia) realizaram uma atividade de campo na Base de Estudos do Pantanal – BEP. O objetivo da atividade foi identificar, em campo, as formas de relevo e os processos atuantes no modelado da região visitada.

Durante o trajeto (Aquidauana/BEP) foram realizadas paradas em locais específicos para discussão a respeito das formas predominantes em cada local, bem como dos fatores que influenciaram e continuam a influenciar a área.

Na Base de Estudos do Pantanal, as atividades buscaram reconhecer, na área, formas relacionadas aos processos de acumulação (meandro abandonado, paleomeandro, paleodrenagem, barra em pontal, barra em canal). Para tanto, foram utilizados instrumentos como Modelo Digital de Elevação, cartas topográficas, imagens de satélite e mapa geomorfológico.

Para a profa. Elisângela Martins de Carvalho, “o campo possibilitou a percepção das formas de relevo em ambientes distintos (dissecação e acumulação), sendo possível associar tais ambientes ao comportamento da rede de drenagem, processos erosivos e uso do solo”.

Clique aqui para ver as fotos.