Palestra terá como tema “os povos indígenas no contexto atual”

Estudantes e comunidade terão a oportunidade de participar de uma palestra com importantes personalidades indígenas. O tema já está definido: “Os povos indígenas no contexto atual”.

A palestra será realizada na sexta-feira, dia 26 de julho, às 19h, no auditório Paulo Correa, unidade II da UFMS, Câmpus de Aquidauana (CPAQ). Os dois palestrantes já estão confirmados: Cacique Célio Fialho (Aldeia Bananal) e Profa. Célia Xakriabá (Doutoranda indígena).

Célio Fialho é filho de cacique. Na infância, aprendeu a observar o pai tomar as decisões em benefício de toda a comunidade. Aos 32 anos, ele decidiu seguir o caminho da família e se candidatar ao cargo na Aldeia Bananal. Terena, formado em Licenciatura Intercultural Indígena na UFMS/CPAQ, Célio é um dos poucos líderes indígenas que tem ensino superior.

Célio é Cacique na aldeia bananal, em Aquidauana (MS) (clique para aumentar)

Célia Nunes Correa, também conhecida como Célia Xakriabá, possui graduação em Formação Intercultural para Educadores Indígenas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Foi Coordenadora na Educação Escolar Indígena na Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Indígena, com ênfase em Educação nas políticas públicas que versam sobre educação diferenciada. Mestra do Programa de Pós-Graduação Profissional em Desenvolvimento Sustentável, área de concentração em Sustentabilidade Junto a Povos e Terras Tradicionais (MESPT) na Universidade Federal de Brasilia (UNB). Secretária Parlamentar da Deputada Federal Áurea Carolina. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFMG.

Célia é doutoranda na UFMG (clique para aumentar)

Esclarecimentos podem ser obtidos com o acadêmico Ériki Paiva Terena, pelo telefone (67) 99129-4525.

O evento é uma organização dos acadêmicos indígenas do CPAQ, em conjunto com a Associação dos Acadêmicos Indígenas da Terra Indígena Taunay / Ipegue (AAITITI), com o apoio do projeto Rede Saberes.

A participação é totalmente gratuita e aberta aos interessados.

Com informações de plataforma lattes e campograndenews.