Olhar 90: webinar discutiu o panorama da educação durante a pandemia

“Escola, Universidade e Covid-19: e agora, José?”. Com esse tema, integrantes do projeto Olhar 90 discutiram, ao vivo, o atual panorama da educação básica e superior durante a pandemia de coronavírus.

A ação fez parte do cronograma de atividades mensais do projeto Olhar 90 e contou com a participação de estudantes, egressos e professores do curso de Matemática do Campus de Aquidauana (CPAQ) da UFMS.

A webinar, uma espécie de seminário online em vídeo, aconteceu na última terça-feira (23), das 15h às 17h, pela plataforma google meet, e foi ministrada pelo Prof. Dr. Frederico Fonseca Fernandes, Doutor em Educação pela UFMS e atualmente professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Cassilândia. Frederico, além de ser membro de diversos grupos de pesquisa sobre estudo, tecnologia e matemática, também possui uma experiência de quase 20 anos na docência em educação básica, atuando de 2002 a 2019 na área.

Webinar promoveu a discussão sobre o panorama atual da educação (clique para aumentar)

Membra do projeto e participante da webinar, a professora Susilene Garcia (UFMS/CPAQ) avaliou positivamente a ação, principalmente sobre a discussão proporcionada durante a atividade. “O tema desta webinar nos deu alguns direcionamentos, mas o mais importante foi a discussão que ela proporcionou. Assim como nos outros temas tratados no projeto, esse também contribuiu no sentido de nos mostrar que tem o lado bom, mesmo quando o momento é muito ruim para a Educação, que as relações são construídas de outra forma, que nossas práticas se adaptam. A tecnologia sempre foi um dos calcanhares de Aquiles da Educação, sabemos disso. Com a pandemia e o direcionamento remoto das aulas, as tecnologias digitais se tornaram fundamentais”, disse a docente.

Para a professora, é um momento de adaptação, descoberta e reaprendizagem. “Estamos ainda, como disse o professor Frederico, tentando nos adaptar a um momento muito atípico nesse contexto mundial. O que fazer agora já não é a pergunta a ser respondida, mas sim quais as possibilidades que tenho para fazê-lo. Nós, professores, sentimos a necessidade do estar perto, do ouvir ao falar, mas estamos aprendendo, com muito trabalho, que as relações podem ser mantidas, temos inúmeras possibilidades para isso, entretanto sabemos que há muitas dificuldades para alunos e professores, como foi exposto na webinar, mas para mim o importante é que nos adaptamos, como em todas as mudanças; quando necessário, reaprendemos”, finalizou Susilene.

Sobre o projeto

O projeto Olhar 90 tem como objetivo melhorar a relação interpessoal entre os participantes, diversificando os estudos e proporcionando uma formação mais ampla aos integrantes. Além disso, busca-se também complementar sua formação com temas que envolvem a sala de aula, como a vida social e estudos em matemática, favorecendo tanto o desenvolvimento de conhecimentos teóricos quanto de aprendizados pessoal, social e de enfrentamento de problemas.

Dentro do projeto, as ações ocorrem com periodicidade mensal. Também são realizadas atividades de mesma natureza com turmas de ensino fundamental e médio de algumas escolas públicas de Anastácio e Aquidauana.

Para mais informações sobre o projeto, entre em contato com Profa. Juliana Alves, pelo e-mail juliana.a.souza@ufms.br.